Polícia

Delegado Clóvis apresenta dados estatísticos da Polícia Civil em Garibaldi

Tráfico de drogas segue como a principal ocorrência registrada no município
14/12/2021
Portal Adesso - Foto: Henrique da Fonseca/Portal Adesso

     O delegado titular da Delegacia de Polícia (DP) de Garibaldi, Clóvis Rodrigues de Souza, apresentou na tarde desta terça-feira (14), os dados estatísticos de ocorrências, projetos e ações da Polícia Civil (PC) no município. A apresentação ocorreu no galpão anexo a DP. No estudo, foram divulgados dados referentes aos períodos de 2020 (NOV/19 a OUT/20) e 2021 (NOV/20 a OUT/21). 

     Segundo os números, Garibaldi registrou aumento no número de ocorrências policiais por parte da PC. Outros dados que tiveram crescimento no município foram as prisões, acidentes de trânsito com morte, suicídios, perseguições contra mulheres, tráfico de drogas e apreensões de entorpecentes. 

     Com relação ao tráfico, recorrente nos últimos anos em toda a região, as ocorrências praticamente dobraram durante o período analisado. Em 2020, 18 casos foram registrados na DP de Garibaldi. Neste ano, o número saltou para 33 casos. Outro número que cresceu foi o de pessoas envolvidas. Em 2020 eram 35, passando para 57 em 2021. Destes, a grande maioria são residentes em Garibaldi. Dentre os bairros com o maior número de apreensões estão Fenachamp e Centro. 

     Apesar do aumento em determinados casos, outros registraram queda considerável, como autuações por embriaguez no trânsito, casos de violência contra a mulher (tendo redução expressiva dos números, passando de 153 casos em 2020, para 122 neste ano), além das ameaças contra a mulher. Outro dado que apresentou queda foi número de menores de idade no tráfico.

     No caso da violência contra a mulher, Clóvis salientou que a redução nos números está relacionada com o trabalho da “Sala das Margaridas”, inaugurada neste ano na DP do município.

     Diante dos dados, o delegado destacou a atuação conjunta da PC e Brigada Militar (BM), na tentativa de diminuir ainda mais essas ocorrências em Garibaldi. Ele salientou também as atuações do Juiz Gérson Martins da Silva e do Promotor de Justiça Paulo Adair Manjabosco. 


MAIS NOTÍCIAS