Política

MDB dá oportunidade a Zé da Patrola ser Prefeito de Garibaldi

Com apenas 391 votos conquistados na eleição, vereador irá comandar o município e um orçamento de R$ 196 milhões
17/12/2021
Portal Adesso

     O processo movido pela chapa do MDB pedindo a cassação do prefeito Alex Carniel (PP) e do vice-prefeito Sérgio Chesini (PP), ganhou proporções inimagináveis na política de Garibaldi. Na próxima segunda-feira (20), quem poderá estar sentado na cadeira de prefeito comandando Garibaldi é o vereador José Bortolini, o Zé da Patrola (PDT), que na última eleição só conseguiu se eleger devido a sobra de votos.

     Dos 21.413 eleitores de Garibaldi, apenas um pequeno grupo de 391 pessoas votou no vereador, o que representa, 2,1% dos que votaram na última eleição. Pelo menos 20 candidatos obteram mais votos que Zé, mas através do quociente eleitoral, foi ele quem conquistou a vaga na Câmara de Vereadores.

     Como o TRE afastou o prefeito e o vice-prefeito de Garibaldi, a Lei Orgânica do Município diz que quem deve assumir a prefeitura na ausência dos dois é o presidente da Câmara. Atualmente a presidente é a vereadora Márcia Pedersetti (PP), mas na próxima segunda-feira (20), na última sessão do ano, os vereadores elegem novo presidente e este deverá comandar a prefeitura a partir do dia primeiro de janeiro de 2022. Como apenas uma chapa está apta para disputar a eleição, se caso o prefeito Alex não voltar ao comando do município até o dia 01 de janeiro de 2022, Zé da Patrola será o novo prefeito de Garibaldi, enquanto a justiça não definir se Alex volta ou se terá nova eleição. 

     No início de 2021, os Progressistas reuniram sua bancada e buscaram vereadores para ter a maioria na Câmara Municipal. Conversaram com parlamentares da situação e oposição, e apenas Zé da Patrola (PDT) aceitou participar da coalização no Poder Legislativo. Em um acordo, ficou definido que o PP assumiria a presidência da Câmara no primeiro ano e o PDT, através de Zé da Patrola assumiria o segundo ano, porém, ninguém imaginaria que a ação do MDB contra o prefeito Alex, rejeitada pelo juiz e pelo promotor de Garibaldi fosse aceita no TRE, e as circunstâncias políticas mudassem desta maneira. Cumprindo o acordo que havia sido feito no início do ano, o PP irá compor a chapa com José Bortolini na presidência da Casa Legislativa. 

     Alex Carniel e Sérgio Chesini entraram nesta quinta-feira (16) com recuso no Tribunal Superior Eleitoral – TSE solicitando o retorno ao cargo enquanto não ocorre o julgamento da Chapa na terceira instância do judiciário. A decisão pode sair a qualquer momento, mas se por acaso ela não sair em duas semanas, Garibaldi vai iniciar o ano com o prefeito Zé da Patrola.

A eleição na Câmara de Vereadores

     Nesta sexta-feira (17), duas chapas foram apresentadas para disputar a eleição da Câmara Municipal. A primeira chapa inscrita foi a do PP/PDT e a outra formada apenas pelo MDB. Como a do MDB está irregular, e o prazo para apresentação das chapas era até as 17h desta sexta, a eleição na Câmara terá apenas uma chapa e Zé da Patrola sairá vitorioso. 

MDB inscreve chapa irregular

     Mesmo sabendo que para formar uma chapa para a eleição na Câmara é preciso quatro vereadores, todos eles titulares e ainda ter uma pluralidade de partidos, ou seja, mais de um partido, a sigla que pede a cassação do prefeito Alex e do vice Sérgio inscreveu a chapa com apenas a própria sigla e ainda um vereador suplente. Como está irregular, ela não poderá ir a votação, porém, serve como discurso político para dizer que não foi o MDB que levou Zé da Patrola à Prefeitura, mas sim a composição da Câmara. 

As chapas Inscritas

PP/PDT

José Bortolini (Zé da Patrola) (PDT) – Presidente

Cassio Fachi (PP) – Vice-presidente

Cíntia Chesini (PP) – 1ª Secretária

Deonísio Cereja (PP) – 2ª Secretário


MDB (inscrita de maneira irregular)


Arnaldo Seganfredo (MDB) – Presidente

Luana Meneguetti (MDB) – Vice-presidente

Laudi Palharini (NICO) (MDB) – 1º Secretário

Irineu Kridges (SAMBINHA) (Suplente) – 2º Secretário




MAIS NOTÍCIAS