Tempo

Verão inicia nesta terça-feira

A estação segue até o dia 20 de março de 2022
20/12/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A estação mais quente do ano inicia nesta terça-feira (21), as 12h59min, em todo o país. Caracterizado por apresentar dias mais longos e noites mais curtas, o verão deste ano será de calor intenso e de chuva abaixo da média. A estação segue até o dia 20 de março de 2022. 

     A probabilidade do fenômeno La Niña (que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental e gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura) permanecer no Rio Grande do Sul (RS) até o final do verão está acima dos 80%. A expectativa é baseada nos modelos de previsão para definição do evento El Niño Oscilação Sul (ENOS) do International Research Institute for Climate and Society (IRI), utilizados pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs).

     O prognóstico climático para o mês de janeiro de 2022 indica chuva próxima da média em grande parte do Estado, exceto no extremo oeste, onde ficará um pouco acima da média. Para o mês de fevereiro, a tendência é de que a chuva fique abaixo da média. Em março, os prognósticos indicam chuvas próximas da média. Para as temperaturas do ar, o prognóstico é de que fiquem próximas da média em todo o trimestre.  


MAIS NOTÍCIAS