Geral

Pista do Aeroclube de Garibaldi corre risco de ser INTERDITADA

23/06/2015
Portal Adesso - Fotos: Arquivo Aeroclube e Portal Adesso
Anterior Próximo

     Conforme presidente do aeroclube, prefeitura municipal está descumprindo acordo feito com Estado e deixando de lado a manutenção do aeródromo.

     Um dos aeródromos mais conhecidos da região que serve como alternativa de pouso para aeronaves de pequeno porte com até 80 passageiros, trazendo executivos para Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e para o Vale do Taquari, está prestes a fechar. A pista construída na década de 40 que é totalmente asfaltada e possui 1.200 metros de extensão necessita urgentemente de reparos e por mais que a direção da entidade busque auxílio junto a administração municipal, nada é feito.

     De acordo com o presidente do Aeroclube de Garibaldi, Tobias Chies, o aeródromo local pertence ao Estado, mas através de um convênio entre Departamento Aeroviário e município, a prefeitura ficou responsável pela manutenção da pista. “Nossa pista precisa ser  pintada, sinalizada.     

      Se algum piloto pousar em Garibaldi  e reportar a ANAC – Agência Nacional  de Aviação Civil, que não está  conseguindo enxergar a sinalização, a  pista será interditada na hora”, diz  Chies. Ele ressalta ainda que após o  processo de interdição é necessários  cerca de dois anos para que o órgão  libere novamente as atividades, sem  contar os altos custos da burocracia.

     Tobias Chies também contou que  procurou diversas vezes o prefeito de  Garibaldi e relatou o caso, mas só ouviu  promessas. “Infelizmente a prefeitura sequer faz a roçada no entrono da pista. Estamos preocupados, pois além da sinalização, a pista está com seu entorno completamente tomado pelo mato”, explicou o presidente que afirma que o custo da tinta para pintar toda a pista não chega a R$ 10 mil e a prefeitura possui máquinas para efetuar a roçada.

     Na semana passada, o assunto foi tema de debate na Câmara de Vereadores,. O presidente Tobias Chies utilizou o espaço da tribuna popular para relatar o descaso e os vereadores Leandro Delazzeri e Tiago Ferranti, ambos do PP, cobram da prefeitura uma solução imediata.

     Até o momento, a Administração Municipal de Garibaldi não realizou nenhuma melhoria na pista e nem se manifestou sobre o caso. 

 

MAIS NOTÍCIAS