Geral

Bento e Garibaldi estão acima da média nacional em reciclagem de lixo

Municípios reciclam mais de 20% do total de material inorgânico coletado
24/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Bento Gonçalves e Garibaldi seguem progredindo em questões ambientais. Os dois municípios são destaque nacional na questão de reciclagem do lixo, com índice acima de 20% do total de material inorgânico coletado. 

     Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dos 2.004.440,00 resíduos inorgânicos coletados em Garibaldi, 563.730,00 são reciclados, registrando índice de 30% de aproveitamento do material. O número elevado reflete nas ações realizadas pela Prefeitura Municipal que, além de serviços para descarte correto de resíduos, tem apostado em parcerias que ampliam a conscientização. O trabalho para destinar o lixo de forma adequada ocorre na área central e no interior, com diálogo e ações.

     Já Bento não fica para trás, registrando índice de reciclagem de 23% do total de material inorgânico coletado anualmente, conforme dados da Secretaria de Meio Ambiente do município. Por lá existem seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e de resíduos especiais. Os materiais recicláveis, orgânicos, vidros e móveis são coletados separadamente por 20 caminhões.

     Além disso, os municípios também são destaque na limpeza urbana. Segundo o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2021 (ISLU), Bento e Garibaldi lideram o ranking estadual. O estudo foi realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a PWC Brasil e foi divulgado no mês de novembro. 


MAIS NOTÍCIAS