Esportes

Clube Esportivo trabalha no planejamento para 2022

Alviazul já iniciou preparação para a disputa do Campeonato Gaúcho Série A2
24/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Após um ano de importantes feitos, com a presença no cenário nacional e a oitava colocação entre os gaúchos no ranking da CBF, o Clube Esportivo, de Bento Gonçalves, inicia a preparação para o ano de 2022. Tanto nas categorias de base, quanto no futebol profissional, o trabalho nos bastidores tem sido intenso com o objetivo em tomar as melhores decisões e, dessa forma, sair na frente dos adversários na disputa do Campeonato Gaúcho Série A2.

     Anunciado no início de dezembro como o comandante técnico da equipe que buscará o retorno à elite do futebol gaúcho, o treinador Carlos Moraes comenta que o foco, neste primeiro momento, é na observação do mercado. "Estamos avaliando os atletas que podem fazer parte do grupo de 2022", disse, destacando a importância de se iniciar a preparação com antecedência. "A antecipação no planejamento, na avaliação e na contratação de atletas tem como objetivo diminuir o risco e estar atento a algumas oportunidades de mercado", reforçou. 

     A pré-temporada do Alviazul ocorre entre o fim de fevereiro e o início de março. O Campeonato Gaúcho Série A2 está marcado para iniciar no dia 10 de abril.

Importância da base

     Nesse processo de encaixar as peças que ajudarão o Esportivo a conquistar os objetivos da temporada, Carlos Moraes evidencia que terá carinho especial pelas categorias de base, foco de investimentos do clube, através de projetos aprovados no programa Pro Esporte, do Governo do Estado.  "A base tem como mote alimentar o profissional com atletas. Dessa forma, e interagindo bastante, vamos fomentar o processo, desde que o atleta esteja numa boa condição para servir ao profissional", explicou. Em 2021, os jovens do Montanha dos Vinhedos colecionaram boas participações em competições como a Liga Serrana.

     Um dos responsáveis pelo bom trabalho com os mais jovens é o diretor das categorias de base, Lívio Rizzi. Ele aponta como principais pontos positivos de 2021 o retorno às competições, a participação de 12 jogadores oriundos da base no elenco profissional que disputou a Série D e a execução de dois projetos via Pro Esporte, resultando em um aporte de aproximadamente R$ 400 mil ao trabalho.

     Para 2022, Rizzi espera continuar com o aperfeiçoamento do setor, seja pela melhoria de gestão, seja pelo investimento de recursos oriundos de projetos de lei de incentivo com o objetivo de tornar a base autossustentável. "Outra meta é desenvolver atletas, a exemplo do jogador atacante Emerson, formado pelo Esportivo e atualmente jogando no Grêmio", citou.


MAIS NOTÍCIAS