Polícia

Apreensão de drogas bate recorde histórico no Estado em 2021

Balanço da PRF apresentou números das ações realizadas durante o ano passado
06/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/PRF

     As operações de combate ao crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o ano de 2021 trouxeram resultados positivos para a sociedade gaúcha. Foram 31,5 toneladas de drogas, quase 200 armas de fogo, mais de 4 milhões de maços de cigarros e quase 16 toneladas de agrotóxicos apreendidos, além de 465 veículos recuperados e 3.290 pessoas presas. As organizações criminosas deixaram de lucrar mais de meio bilhão de reais com as cargas apreendidas.

Drogas 

     A PRF fecha o balanço de 2021 com seu recorde histórico de apreensão de drogas, superando em quase uma tonelada a marca anterior atingida em 2020. Com destaque para maconha e cocaína, na média foram quase 90 kg dessas substâncias retiradas de circulação por dia. Com a quantidade das drogas apreendidas seria possível comercializar mais de 6 milhões de papelotes de cocaína e mais de 59 milhões de cigarros de maconha, o equivalente a cinco cigarros por habitante do RS.

Contrabando

     As apreensões de cigarros e de agrotóxicos contrabandeados também tiveram destaque, são produtos que geram graves problemas de saúde pública, pois possuem em sua composição substâncias muito nocivas aos seres humanos e ao meio ambiente. Em 2021, a PRF impediu o comércio de mais de 4 milhões de maços de cigarros ilegais e de quase 16 toneladas de agrotóxicos contrabandeados foram introduzidos ilegalmente em solo gaúcho. 

Armas e veículos

     Houve aumento de 7% na apreensão de armas de fogo e de 40% na de veículos, que, se roubados ou furtados, foram devolvidos aos donos, e se utilizados para cometer crimes, ficaram à disposição da justiça, sendo muitos deles destinados ao uso por órgãos de segurança pública.

Descapitalização do crime organizado

     Considerando apenas as principais drogas, cigarros e agrotóxicos, as ações focadas em criminalidade fizeram com que o crime organizado deixasse de lucrar mais de meio bilhão de reais. Além disso foram retirados o equivalente a 7 milhões de reais em dinheiro sem procedência sendo transportado.

     Com o profissionalismo de seus policiais e com maior investimento em serviços de inteligência, tecnologias, equipamentos e treinamentos, a PRF prendeu criminosos e combateu o tráfico de drogas e armas, o contrabando e outros crimes, cumprindo sua missão e causando o enfraquecimento da logística do crime e a descapitalização das organizações criminosas.

Maiores apreensões 

     Entre as ocorrências registradas pela PRF no Rio Grande do Sul em 2021, destacamos as maiores apreensões:

     - quase 6 toneladas de maconha escondidas sob uma carga de milho de uma carreta em Fontoura Xavier no mês de janeiro;

     - quase meia tonelada de cocaína dentro de um automóvel abordado no mês de agosto em Eldorado do Sul;

     - cerca de 2,3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados encontrados no mês de junho em um caminhão abordado em São Vicente do Sul;

     - mais de 600 mil cigarros transportados em dois caminhões escoltados por um carro, todos interceptados no mês de junho em Gravataí;

     - mais de 100 mil dólares sem procedência na mochila de uma mulher que viajava em um ônibus abordado no mês de janeiro em Rio Grande.


MAIS NOTÍCIAS