Coronavírus

Aumento de casos respiratórios não reflete nas internações em UTI

Dra. Lilian Pasin Jacobi falou sobre a situação da Covid-19 em Garibaldi no Prato Limpo
06/01/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     A Pneumologista e Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) de Garibaldi, Lilian Pasin Jacobi, participou do programa Prato Limpo desta quinta-feira (06), no ADESSO TV. Na oportunidade, ela falou a respeito do aumento considerável de casos respiratórios e da situação da pandemia no município.

     Nos últimos dias, o Ambulatório Covid do Pronto Atendimento Médico (PAM) registrou 172 atendimentos. A grande maioria dos pacientes infectados tem entre 17 e 35 anos. Questionada sobre o aumento recente, Lilian afirmou que a situação já era esperada, devido as festividades e aglomerações de fim de ano. “Eu não tive surpresa alguma, já era esperado. A gente vem de praticamente dois anos de confinamento e diminuição de festas, então era compreensível, mas a situação é temerária. A transmissão em sua maioria é causada por conta do não uso da máscara e aglomerações, então temos que evitar e manter os cuidados”, comentou. 

     Mesmo com o crescimento elevado de casos, as internações graves em UTI permanecem estáveis. “Temos um maior número de diagnósticos, mas sem gravidade. Em nosso hospital, há um bom tempo, não temos ninguém internado. Em nossa UTI Covid temos um paciente que já saiu do isolamento e não é morador de Garibaldi. É muito cedo para concluir, mas até o momento esse aumento de diagnósticos não se traduziu em um crescimento no número de pacientes com maior gravidade”, afirmou a pneumologista.

     Lilian finalizou reforçando os cuidados essenciais para evitar a transmissão do vírus da Covid-19. “A única coisa que não mudou é o uso de máscara, o cuidado no contato próximo com pessoas e o uso do álcool em gel. Se a gente se segurar um pouco mais e aderir a vacinação, eu acredito que conseguiremos sair dessa situação. Pode demorar, mas seguindo essas orientações vamos sair dessa”, declarou. 

     Para acompanhar a entrevista completa com a Pneumologista e Coordenadora da UTI Covid do HBSP, Lilian Pasin Jacobi, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/441640917671300 


MAIS NOTÍCIAS