Coronavírus


Vacinação de crianças contra Covid inicia dia 19 no Estado

Os primeiros vacinados serão meninos e meninas com alguma comorbidade
11/01/2022 Portal Adesso - Foto: iStock

     A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul (RS). Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que o cronograma de vacinação seguirá o que é feito desde o início da imunização: os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

     As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde.

     Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

     Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira (13) e distribuída aos Estados na sexta (14). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues ao país nos dias 20 e 27.

     A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

     Na quarta (12) e quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Consems) capacitarão vacinadores indicados pelos municípios sobre a aplicação do imunizante.

     Durante o final de semana, equipes da SES separarão as doses que serão distribuídas na próxima segunda-feira (17) para as regiões. Até lá, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.


MAIS NOTÍCIAS