Agricultura

Vinícola Garibaldi tem expectativa de receber 27 milhões de quilos de uva na safra 2022

Até o momento associação tem no seu estoque 400 mil quilos
13/01/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem a expectativa de receber cerca de 27 milhões de quilos de uva na safra de 2022. O responsável por supervisionar as entregas na sede da empresa em Garibaldi, Tiago Ferranti, destaca que a estiagem tem causado um prejuízo grande na produção de uvas, no entanto ainda não há uma estimativa de números. Até o momento a cooperativa tem no seu estoque 400 mil quilos.

     "A gente tem algumas perdas pontuais, algumas regiões foram afetadas com a estiagem e outras nem tanto. Com a previsão de altas temperaturas até o final de semana e nos próximos dias a previsão é de chuvas. Se houver chuva o retrato da situação pode mudar muita coisa", analisa Ferranti.

     A Cooperativa está em 19 municípios, dentre eles, Coronel Pilar, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, que são os mais prejudicados pela seca que atinge a região. De acordo com Ferranti, a fruta se desenvolve melhor em clima seco, mas na Serra Gaúcha, as parreiras estão acostumadas com bastante umidade, fazendo com que o processo de maturação não aconteça de modo natural, atingindo a qualidade das uvas. Apesar disso, a fruta atingiu um nível satisfatório para a produção de sucos e vinhos.

     Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 200 já decretaram situação de emergência, por conta da estiagem que tem acumulado prejuízos na Serra Gaúcha. Garibaldi decidiu esperar um pouco para avaliar com mais precisão o cenário. "Se agravar a situação é importante o município fazer isso. Nós temos um comitê que se reuni semanalmente para debater esse assunto", comenta Ferranti.

MAIS NOTÍCIAS