Agricultura

Construção de cisternas é concluída em propriedades de Carlos Barbosa

24/06/2015
Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa
Anterior Próximo

     Três agricultores de Carlos Barbosa das comunidades de Forromeco, Linha Doze e Torino já contam com cisternas para auxiliar na irrigação e no manejo da propriedade. A construção desses reservatórios foi iniciada em fevereiro de 2015 e finalizou nesta sexta-feira, 26. A instalação possibilita o reaproveitamento da água da chuva, evitando desperdícios e gerando mais economia aos produtores rurais. No total, cinco propriedades do município foram beneficiadas pelo programa do Governo Estadual e os outros dois projetos já estão em andamento.

     A construção das cisternas foi realizada por meio programa estadual “Irrigando a Agricultura Familiar”, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Emater/RS-Ascar. O investimento é de aproximadamente R$ 10 mil para cada cisterna (o número pode variar conforme o projeto), sendo que 80% do valor é bancado pelo Estado e o restante pelos agricultores. O município auxilia com a logística e a contratação da empresa que executará o serviço.

     Para a construção destas três cisternas, foram feitas escavações nas propriedades e, posteriormente, o espaço foi revestido com uma manta impermeável. Na cobertura do reservatório, foram utilizados canos galvanizados e uma lona PEAD. Cada cisterna tem uma capacidade média de 120 m³.



 

MAIS NOTÍCIAS