Assinado contrato para construção do novo centro cirúrgico do Hospital São Pedro
Foi assinado, na manhã desta quinta-feira (10), o contrato de ordem de serviço para a construção do novo centro cirúrgico e serviços de Hemodinâmica no Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) de Garibaldi. A solenidade de assinatura do documento ocorreu no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) e contou com a presença do Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, prefeito de Garibaldi, José Bortolini, presidente do HBSP, Adorino Martinazzo, secretários, vereadores e demais lideranças da região.
A instituição de saúde recebeu um aporte financeiro de R$ 4 milhões, maior verba da história do Estado para um hospital, por meio do programa Avançar na Saúde. O recurso auxiliará na ampliação de 1.104 metros quadrados, com construção de quatro salas e um setor hemodinâmico. Com isso, as filas de espera por procedimentos como cateterismo e angioplastia deverão ser zeradas.
De acordo com o diretor administrativo do HBSP, Jaime Gnatta Kurmann, o novo espaço beneficiará não somente os pacientes de Garibaldi, mas também dos 35 municípios que a instituição atende, alcançando em torno de 350 mil pessoas. No local, serão atendidos tanto convênios particulares quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a ampliação beneficiará a economia local, visto que, gerará em torno de 70 vagas de emprego diretas e indiretas.
A Secretária Arita destacou a agilidade da direção do hospital em encaminhar o projeto de ampliação para a participação no programa. “O hospital teve muita agilidade em nos apresentar o projeto e isso foi fundamental para chegarmos aqui neste dia e assinar o contrato. Esse valor significará novos cuidados com os pacientes e melhorias nos atendimentos. Quem ganha com tudo isso é a comunidade de Garibaldi”, afirmou.
Ranolfo também elogiou a agilidade da instituição de saúde e falou da importância do valor para a comunidade. “Esse contrato que celebramos hoje vai impactar não só a comunidade de Garibaldi, mas de toda a região”, disse o governador em exercício.
A previsão é de que a ampliação do hospital esteja concluída até o fim do ano.