Saúde

Denúncias de exercício ilegal da medicina são registradas em Carlos Barbosa e Bento

Casos são relacionados a aplicações de procedimentos estéticos dermatológicos
01/04/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     O Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) registrou quatro denúncias da prática irregular da medicina em Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. Os casos são relacionados a aplicações de procedimentos estéticos dermatológicos. 

     Dos quatro casos registrados, três ocorreram em Bento, sendo todos relacionados a procedimentos dermatológicos. A outra denúncia acusa prática ilegal da medicina em um laboratório de análise clínica, em Carlos Barbosa. De acordo com o sindicato, esse caso já foi analisado pelos órgãos competentes e arquivado. 

     Uma das coordenadoras do núcleo de denúncias do Simers, Mônica Zechmeister Berg, deu dicas de como evitar a realização de procedimentos em locais sem registro ou por profissionais não capacitados. “Uma das principais dicas é não acreditar em propagandas milagrosas, pois não existe nenhum tratamento miraculoso. Além disso, é muito importante identificar qual o profissional que vai executar esse procedimento e, de preferência, escolher sempre médicos especializados na área. Importante também se atentar a parte de preços, pois para ter um serviço de qualidade, o valor acaba sendo um pouco mais elevado. E por último, mas também de extrema importância, se as pessoas notarem que foram lesadas ou tiverem dúvidas, procurem o Simers para efetuar a denúncia, pois só assim identificamos essas situações e conseguimos evitar que elas aconteçam”, orientou Mônica.

     Criado em 2019, o Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina é um canal de denúncias sigilosas e 100% seguro. Segundo o sindicato, diversos registros de procedimentos ilegais são efetuados diariamente, tanto por pacientes afetados quanto por profissionais da área denunciando um colega pela prática ilegal. Após efetuada, a denúncia é analisada pela equipe do Simers e encaminhada para órgãos de fiscalização, como Ministério Público (MP), Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Vigilância Sanitária e secretarias municipais de Saúde. 

     Em todo o Estado, são investigadas 396 denúncias de possíveis infrações ou atos danosos à saúde pública. Na Serra Gaúcha, além de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Guaporé, Veranópolis e Vacaria também registraram casos.


MAIS NOTÍCIAS