Notícias do Estado

Servidores do INSS iniciam greve e atendimento é prejudicado em agências do Estado

07/07/2015
Rádio Guaiba

     Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deram início a greve geral nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul e em ao menos mais 15 estados do país. A assessoria de comunicação do instituto admite adesão de até 80% dos funcionários no Estado. Na Capital, há atendimento parcial a contribuintes com agendamento nas agências da Previdência Social do Centro, Partenon (perícias médicas), Petrópolis, Zona Norte e Azenha. Já as sedes da zona Sul de Porto Alegre, de Alvorada e Viamão estão totalmente fechadas. Informações sobre consultas marcadas podem ser obtidas pelo telefone 135.

     Grevistas da Capital e do interior do Estado se concentram em frente ao prédio do Ipase, na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico de Porto Alegre. Trabalhadores dos Ministérios do Trabalho e da Saúde também prometem atos de apoio à categoria nas sedes das avenidas Mauá e Borges de Medeiros, ao longo da manhã. Não há previsão de bloqueios no trânsito durante as manifestações.

     Conforme o SindisprevRS (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS), municípios de nove regiões gaúchas aderem ao movimento. Em reunião emergencial realizada ontem, em Brasília, os trabalhadores não tiveram retorno do INSS sobre reivindicações de melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Hoje à tarde, representantes nacionais dos servidores têm encontro com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) para cobrar questões salariais. Eles pedem reposição de perdas de 27%, enquanto o governo oferece 21,3%, parcelados em quatro anos.

 

MAIS NOTÍCIAS