Política

Vereador rasga jornal na tribuna e quer CPI do Transporte Coletivo em Garibaldi

08/08/2013
Portal Adesso

     Ânimos acirrados e debates quentes marcaram a  primeira sessão de agosto na Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi. Com sérias denúncias e críticas ao atual governo e imprensa, suplente de vereador Gilmar Berté, deu voz a uma oposição que estava totalmente apagada.

     Substituíndo o vereador Gilmar Antonietti (PT) que pediu licença por 60 dias, o suplente Gilmar Berté participou de sua primeira sessão no legislativo na última segunda-feira (5). Demonstrando não estar para brincadeira, Berté "incendiou" o plenário da casa durante seu discurso na tribuna popular. A platéia, repleta de correligionários do Partido dos Trabalhadores, assistia atenta ao discurso do suplente que em vários momentos mostrou que a briga PT/PMDB está apenas iniciando.

Discurso Forte

     Durante sua manifestação, Berté criticou fortemente alguns veículos de imprensa da cidade, que segundo ele, fazem abertamente campanha para o atual governo. "Passaram quatro anos batendo no ex-prefeito Cirano Cisilotto (PT), levantando suspeitas e faltando com a verdade. Agora que temos sérias irregularidades, eles não mostram nada", disse Berté. Ainda muito exaltado, o suplente de vereador surpreendeu a todos  quando iniciou a rasgar várias páginas de um jornal local e atirá-las ao chão.

     Logo após esse episódio, Berté iniciou o segundo tempo do embate político e com posse de vários documentos em mãos, mostrou aos presentes, contratos do transporte universitário e do transporte coletivo urbano, que segundo ele estão irregulares.

     Gilmar Berté, apresentou Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado pelo promotor de Justiça de Garibaldi, Paulo Adair Manjabosco, pela secretária de Educação, Simone Chies e pela representante da Associação de Estudantes Universitários- Unisinos, Caroline Covolo. No último dia 12 de julho as partes assinaram documento assumindo a  obrigação de firmar novos contratos com as empresas de transportes.

     Conforme o vereador, denúncia anônima apontou direcionamento na contratação de empresa para efetuar o serviço. De acordo com Berté, a empresa GT transportes, segunda colocada na licitação foi beneficiada com parte do serviço da primeira colocada, ou seja, o município dividiu parte das viagens e cedeu para a GT transportes.

     " A empresa de Transportes Mosna orçou cada viagem para levar estudantes a Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS em R$ 419,00 e a GT Transporte orçou em R$ 425,00 por viagem. Porém, mesmo o Mosna vencendo a licitação, foi cedido dois turnos para a outra empresa, o que registra a irregularidade", disse.

     Outro caso levantado pelo vereador trata-se do transporte municipal urbano, no qual a justiça apontou irregularidades e cancelou a licitação vencida pela TAS -Transportes Amigos da Serra, sendo que o mesmo será assumido pela empresa Santo Antônio de Bento Gonçalves nos próximos dias.

     Berté afirmou que as empresas TAS e GT seriam do mesmo proprietário, sendo que o contrato foi firmado na administração anterior do prefeito Antônio Cettolin (PMDB). O vereador cobrou da atual administração mais detalhes da decisão judicial que levou a troca da empresa, pois acha "muito estranho" ocorrer irregularidades parecidas com o mesmo prefeito. Gilmar Berté pediu ainda a abertura de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a possível ligação entre a empresa TAS e GT.

 

     A última CPI que ocorreu no município de Garibaldi foi em 2008, também no governo do prefeito Antônio Cettolin. Na oportunidade, os vereadores investigaram possíveis desvios na brita utilizada pela secretaria municipal de obras. A investigação conhecida como "CPI da Brita" teve muita repercussão na época.

 

MAIS NOTÍCIAS