Política

70 mil pessoas já votaram pela internet no Orçamento Participativo

07/08/2013
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

     Mais de 70 mil pessoas já votaram para a construção do Orçamento do Estado 2014 e também sobre questões da reforma política debatida no país. Até às 21h30 desta terça-feira (06), este era o número de votantes registrado pelo sistema de apuração da Votação de Prioridades, última etapa do debate participativo do Orçamento Estadual. Nesta quarta-feira (07), urnas espalhadas em todos os 497 municípios gaúchos receberão os votos em cédulas de papel.

     O número atingido pela votação na noite desta terça-feira já corresponde a mais da metade dos votos totalizados no processo do ano passado, que teve 121 mil participantes pelo sistema online. Para o coordenador do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Davi Schmidt, os números indicam uma expectativa para a superação da mobilização obtida no último ano. "Sempre esteve colocado o desafio de aumentar a adesão ao processo pela internet, por ser este movimento muito tradicionalmente ligado ao voto presencial. Consideramos a participação bastante expressiva, reiterando o fato de ser uma manifestação espontânea", avalia Schimdt.

    Votação em urnas nesta quarta-feira


Todos os municípios do Estado terão urnas para a votação presencial que ocorre nesta quarta-feira. Os locais onde estarão instaladas as urnas podem ser consultados pela internet, no Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br) e também nos Coredes. A votação pela internet prossegue até as 23h59 desta quarta-feira.

 

 

MAIS NOTÍCIAS