Saúde

Prefeitos da região cobram mais atenção do Estado para a saúde

14/08/2015
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

 

     Uma comitiva composta por prefeitos e representantes de mais de 40 municípios da região esteve na manhã desta quinta-feira (13), em Porto Alegre, para encontro com o Secretário Estadual da Saúde, João Gabardo dos Reis, para propor uma união de esforços em busca de alternativas a fim de enfrentar a crise financeira que ameaça a manutenção dos serviços na saúde. 

     Durante o encontro, o secretário da Saúde comunicou que, nos próximos dias, o governo do Estado irá editar uma portaria autorizando os municípios a utilizarem recursos que já estão disponíveis nas prefeituras, mas que não podem ser utilizados, pois estão vinculados a outras áreas, para o custeio da saúde. Na semana passada, o governo federal publicou uma portaria (nr. 1073 de 23/07/2015) na qual libera o uso de saldos financeiros existentes em outras áreas para serem utilizados no mesmo setor, informou Gabardo.

     O secretário afirmou, ainda, que somente o governo do Estado já dispõe de R$ 100 milhões que poderão ser remanejados imediatamente para a saúde. "Considerando ainda os recursos já disponíveis nos municípios, mas que estão vinculados em outras áreas, o valor total soma R$ 236 milhões. 

     Após o encontro com o secretário estadual da Saúde, o grupo esteve na Assembleia Legislativa, onde também entregou ao presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB) o documento com as demandas dos 49 municípios da região. Além de prefeitos, representantes dos municípios, também integraram a comissão o presidente da AMESNE - Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, Fernando Xavier da Silva (Carlos Barbosa) e da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA)- Schamberlaen José Silvestre (Cambará do Sul).

 

MAIS NOTÍCIAS