Política

Prefeituras aderem a manifestação chamada “Movimento do Bolo”

25/09/2015
Portal Adesso

     Mais de 94% dos municípios gaúchos (470 prefeituras) pretendem promover algum tipo de protesto, nesta sexta-feira, dentro do chamado “Movimento do Bolo”. Foram previstas reuniões internas, suspensão de serviços considerados não-essenciais e bloqueios de, no mínimo, 17 rodovias no Rio Grande do Sul. O nome da mobilização alude ao tamanho da fatia dos impostos que é repassada aos municípios, de apenas 18%. Ao mesmo tempo, a União fica com 57% e o Estado com os 25% restantes.

     Em quatro anos, os municípios gaúchos deixaram de receber cerca de R$ 2,4 bilhões do Estado e União. Os dados com relação ao decréscimo de repasses às prefeituras foram divulgados pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Segundo o presidente da entidade, e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), a Famurs também analisou as medidas que os municípios adotaram, nesses últimos anos, para economizar recursos para conseguir fechar as contas em dia. Somente em 2015, 60% dos municípios já afirmaram que terão dificuldades nesse sentido.

     Aqui na serra, pelo menos 12 municípios estão participando desta mobilização. Em Veranópolis o atendimento será normal no centro administrativo. Haverá faixas em frente à prefeitura.

     Já em Bento Gonçalves a prefeitura participará da mobilização com a participação do prefeito na reunião da Amesne. Em Carlos Barbosa, a administração realizou um ato por volta das 11h desta quinta-feira (24). Farroupilha também participa do ato com um pronunciamento do prefeito em exercício Pedro Pedroso às 14h em frente ao centro administrativo. Também serão colocados cartazes na fachada do prédio da prefeitura. O atendimento ao público não será prejudicado. Os serviços serão prestados normalmente das 9h às 16h. E em Garibaldi, uma faixa foi colocada em frente ao centro administrativo. 

 

MAIS NOTÍCIAS