Eventos/Cultura

Concerto “Una notte in Itália” será apresentado em Carlos Barbosa

25/09/2015
Divulgação

     A Orquestra Municipal de Carlos Barbosa apresenta no próximo domingo (27), às 20h30min, no Salão Paroquial de Carlos Barbosa, o concerto “Una Notte in Itália”, sob a regência do Maestro Dirceu Andrioli, com a participação do solista convidado Domenico Piccolo - “Itália” (Barítono), a entrada é franca.

     Anualmente no mês de setembro a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa apresenta um concerto em homenagem ao aniversário do município, comemorado no dia 25 de setembro. Os concertos buscam a cada ano abordar temas relevantes no contexto artístico e cultural seja em esfera nacional ou internacional.

     Este ano a Orquestra presta homenagem aos Imigrantes Italianos que há 140 anos abandonaram a pátria mãe e lançaram-se ao mar em busca de um novo lar. Quando aqui chegaram encontraram apenas morros e muito mato, mas com muito esforço, trabalho e determinação transformaram a região em uma das mais prósperas do Brasil.

     Domenico Piccolo, italiano de Milão, estudou bel canto com a professora uruguaia Marilda Piriz, formada no Conservatório de Música de Montevideo e com cursos de aperfeiçoamento no Conservatório de Viena, participou de um curso de presença cênica com o coreógrafo brasileiro Anselmo Zolla, obteve o certificado do terceiro ano de canto para baritono no Conservatorio “G. Puccini” da La Spezia, estudou no Conservatório de Genova de Arte Cênica com a maestrina Lorenza Codignola. Como participante do coral de Don Luigi Porro (Coro Juanensis) sob a batuta do maestro Herbert Handt, realizou uma turnê com a “Missa in Glória di Rossini” apresentando-se em cidades como Roma, Pompéia, Genova e Montreux na Suíça. Participou de diversos concursos de canto TIM (Torneio Internacional de Música) em Bologna (Itália) em Saragoza (Espanha) e Merano (Itália). Também já cantou nos teatros de Genova e de Modena pela UNICEF e nas principais igrejas de Genova com a Orquestra do conservatório de Genova N. Paganini. Suas principais influências passam pela música popular de Domenico Modugno e Eduardo di Cápua e vão até as óperas de Rossini, Giusepi Verdi, Donizetti e G. Bizet.

     O concerto é uma realização da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, com o apoio da Prefeitura Municipal, Centro Educativo Crescer, Fundação de Cultura e Arte - PROARTE. A entrada é franca e toda a comunidade está convidada a participar.

 

Serviço

Concerto “Una notte in Itália” - Homenagem aos 140 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

Data: 27 de setembro de 2015

Local: Salão Paroquial de Carlos Barbosa (ao lado da Igreja Matriz)

Horário: 20h30min

Participação especial: Domenico Piccolo (Itália)

Regência e direção artística: Dirceu Andrioli

Entrada Franca

MAIS NOTÍCIAS