Geral

Vinho volta a jorrar em Bento Gonçalves

13/10/2015
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     Os 125 anos de Bento Gonçalves foram comemorados com a volta da La Fontana, o famoso Chafariz do Vinho para Via Del Vino. A inauguração ocorreu na tarde do domingo(11).

    A La Fontana, conhecida como Chafariz de Vinho, foi por muitos anos uma das referências turísticas da cidade de Bento Gonçalves. Construída em 1990 em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura, a fonte foi erguida com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados por empilhamento das pedras encontradas nas terras ocupadas pelos colonizadores. A ideia do chafariz do vinho é citada até mesmo em um poema de Maria Borges Frota em 1967.

     O chafariz foi retirado da Via Del Vino no final de 2012. Em 2013, começou uma mobilização popular pela volta deste cartão postal da cidade e da Serra Gaúcha. A população de Bento Gonçalves recorreu às redes sociais, à imprensa e muitas outras formas para solicitar que o chafariz fosse reinstalado no seu lugar de honra.

 

MAIS NOTÍCIAS