Saúde

Ligadas por um laço rosa contra o câncer de mama

20/10/2015
Portal Adesso

     Um mês inteiro para conscientização. O Outubro Rosa acontece em várias partes do mundo e é nesse período que entidades intensificam as ações para diagnóstico e prevenção do câncer de mama, que representa 25% dos novos casos a cada ano, segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer.

     A Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi há 4 anos também faz parte dessa corrente e em 2015  não poupou esforços para alertar homens e mulheres através do lacinho rosa. Até agora as voluntárias da entidade já confeccionaram mais de 5 mil unidades que podem ser retiradas na sede da Liga pelo preço simbólico de R$ 0,20. Várias empresas distribuíram os laços para os funcionários, dando apoio a essa causa. 

     "O laço foi a nossa principal atividade desse ano, porque ele serve como um alerta. Quem vê o laço pensa na prevenção, busca a informação. E a prevenção do câncer ainda é a única coisa que se pode controlar na doença. Ter um diagnóstico precoce faz toda a diferença na vida do paciente", diz Lisiane Carlotto Scomazzon, presidente da Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi. Adesivos de laços maiores, para serem colocados em vitrines, por exemplo, também são vendidos pela Liga, e todo o valor vai para o atendimento dos pacientes. 

     Além dos lacinhos, materiais informativos foram distribuídos em escolas, unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e também podem ser entregues a quem solicitar à Liga. " O importante nessa campanha é que as pessoas se envolvam nesse trabalho, busquem a informação. A prevenção deve ser feita todos os meses do ano, mas o Outubro Rosa serve como alerta e faz com que as pessoas se envolvam", afirma Lisiane.

     No dia 6 de novembro, uma sexta-feira, a Liga vai promover um jantar que une solidariedade e  boa gastronomia.  Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos (R$70,00)  será revertido para a Liga. O jantar , feito por voluntários e com doações,  acontece no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, às 20h. 

    Hoje, são 102 pacientes  de câncer que recebem todo tipo de apoio da Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi e todo o trabalho é feito por voluntários. 

    

MAIS NOTÍCIAS