Saúde

Depois do Outubro Rosa, o Novembro Azul

03/11/2015
Fonte Site Novembro Azul / Foto: Divulgação

     O mês de novembro ganha a cor azul para alertar que homens também precisam cuidar da saúde, especialmente manter a prevenção ao câncer de próstata. A cada ano, são descobertos cerca de 68 mil novos casos da doença. 

Doença silenciosa

    O câncer de próstata, no começo, não causa sintomas - é uma doença de evolução lenta, que demora anos para desencadear, segundo oncologista Ricardo Caponero, membro do Instituto Lado a Lado. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente já está em um estágio bastante avançado, diminuindo drasticamente as chances de cura.  “Temos a chance de achar ele muito tempo antes, se tiver feito os exames de prevenção”, finaliza o médico. 

     Portanto, a realização dos exames anuais de toque e PSA a partir dos 45 para homens que possuam histórico familiar da doença, e dos 50 para os demais casos, é muito importante. 

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

 Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

 Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

 

 

MAIS NOTÍCIAS