Geral

Quarta-feira será gelada em todo o Estado. Há possibilidade de neve

14/08/2013
MetSul Meteorologia

     O Rio Grande do Sul deve registrar nas primeiras horas desta quarta-feira presença expressiva de nuvens na maioria das regiões. No decorrer do dia, entretanto, espera-se que o sol apareça acompanhado de nebulosidade em vários pontos das Metades Oeste e Sul, além do Centro do Estado.

     A cobertura de nuvens deve ser maior nas regiões Norte, Nordeste e Leste, com chance de chuva e garoa em parte do dia. Ar ainda mais frio de origem polar ingressa e a quarta fica gelada, com máximas baixas. Há chance de neve nas partes mais altas do Estado.

     A mínima deve ser negativa em diversos pontos, alcançando -1°C em Vacaria e -2°C em São José dos Ausentes. Já a máxima não chega as 15°C e ronda os 13°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros ficarão entre 6°C e 13°C.

 

Regiões altas podem registrar neve

 

     Segundo a MetSul, as condições serão favoráveis à ocorrência de neve e chuva congelada nas partes altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quarta. A probabilidade é maior nas áreas acima de mil metros de altitude, nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, mas o fenômeno não pode ser descartado em outras regiões.

     Pontos mais baixos (500 a 1000 metros) da Serra, Alto Uruguai, Alto Jacuí e do Planalto Médio terão possibilidade de neve isolada (flocos ou grãos). O cenário fica propício com ingresso de ar mais gelado e a manutenção da instabilidade por um cavado (área de menor pressão atmosférica).

     Não se prevê evento amplo e significativo como de julho no Sul do Brasil, porém em alguns pontos a neve pode ter até acumulação. Na madrugada desta quinta ainda há uma pequena chance nos Aparados e Planalto Sul de Santa Catarina, mas depois o tempo abre e o sol retorna.

 

 

MAIS NOTÍCIAS