Falta de medicamentos na Farmácia Municipal barbosense
A Secretaria Municipal da Saúde e a Farmácia Municipal de Carlos Barbosa informaram que está com falta de medicamentos da Rede Estadual, e que não são disponibilizados na quantidade necessária aos municípios, por causa do desligamento do sistema do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS), órgão responsável por comandar todo o sistema de comunicação e informação do Estado, atingido por alagamentos na Capital Gaúcha.
A responsável pela farmácia, Sabrina Possamai disse que muitos medicamentos estão faltando: “Com orientação do Estado, estamos fazendo as dispensações de medicamentos manualmente. O paciente deve trazer até a Farmácia Municipal a receita médica e a cópia do recibo da última retirada, através do qual podemos verificar o(s) medicamento(s) que o paciente faz uso. Se possuímos o estoque do Estado, entregamos o medicamento. Foi repassada uma listagem com os nomes dos pacientes e as medicações necessárias para casos em que o recibo não esteja em mãos, permitindo-nos pesquisar e entregar o que for possível", ressaltou.
No entanto, os estoques estão se esgotando. A Farmácia Municipal solicita remessas extras toda terça-feira à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e recebe o que está disponível na sexta-feira. Em Caxias do Sul, medicamentos que requerem refrigeração, foram recebidos do Estado em uma remessa que não é suficiente para atender à demanda dos Municípios da região.
Em relação aos medicamentos, suplementos e leite especial, a central em Caxias do Sul deverá receber uma remessa em breve. Contudo, sem o sistema em funcionamento, não é possível prever a demanda real das Coordenadorias Regionais. Até que Porto Alegre retorne ao funcionamento normal, haverá desabastecimento de medicamentos, suplementos, leites especiais e dietas. Em contato nesta sexta-feira (24), com a Farmacêutica da 5ª CRS de Caxias do Sul, a mesma respondeu que não há previsão de reestabelecimnto do sistema normal.
Esta situação não afeta apenas Carlos Barbosa, mas grande parte do estado. Muitos pacientes dependem desses medicamentos, incluindo pacientes transplantados, crianças que necessitam de leites especiais e pacientes acamados que dependem de dietas e suplementos. A equipe da Farmácia Municipal está atenta à resolução desta situação e permanece à disposição para prestar informações adicionais à comunidade pelo telefone/WhatsApp (54) 3461-8919.