Prefeitura notifica CORSAN após alagamentos em Garibaldi
A Prefeitura de Garibaldi notificou a Companhia Riograndese de Saneamento (CORSAN) na manhã desta segunda-feira (17). A Administração Municipal solicita um posicionamento da companhia, após o transbordamento da barragem Santa Mônica neste domingo (16). O incidente ocasionou o alagamento de algumas vias da área urbana do município, como na Rua Vicente Faraon com a Rua João Missiaggia, na Rua João Santa Rosa com a Rua Ceará, e em trecho da Avenida Rio Branco.
A notificação visa transparecer a situação junto à companhia, que não comunicou a Administração Municipal sobre os riscos de transbordamento. A Prefeitura, através do secretariado, embasada em alertas da Defesa Civil, já havia solicitado o escoamento da água para redução no nível da barragem, antes das chuvas previstas para os últimos dias.
O Secretário Municipal de Obras, Alex Carniel, participou nesta segunda do Programa Prato Limpo, onde explicou o que ocorreu na rua Vicente Faraon. "Neste local já havia ocorrido alagamentos nos anos de 2016, 2017 e 2018. Nós, quando abrimos a nova rua aumentamos a galeria para melhorar a vazão da água e melhoramos a drenagem que era precária. Agora, quando ocorre um grande volume de chuva, é preciso a Corsan se programar para abrir a comporta antes da precipitação e evitar a grande vazão junto com a chuva", salientou.
A CORSAN tem o prazo máximo, e improrrogável, de dez dias para esclarecer o ocorrido e apresentar um Plano de Emergência da Barragem Santa Mônica. O Município cobra da concessionária uma comunicação prévia, para que medidas sejam adotadas antes de possíveis riscos à população.