Governador anuncia repasse de R$ 4,4 milhões para Bento Gonçalves
Em visita a Bento Gonçalves nesta terça-feira (18), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou de um encontro com o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, secretários municipais, diretores de departamentos, vereadores, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, além de lideranças do setor privado.
Na ocasião, Leite ouviu as principais demandas dos setores, em razão dos problemas ocasionados pelas chuvas e enchentes que tiveram início em maio e voltaram a preocupar a região nesta semana. Segundo o governador, até a quarta-feira (19), o município vai receber R$ 4,4 milhões do Fundo a Fundo. Além disso, uma portaria publicada pelo governo, dispensa a emissão de licença por parte da Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), para a dragagem e desassoreamento dos rios, em situações de catástrofes.
O prefeito de Bento, ressaltou a importância dos trabalhos que vem sendo realizados em diferentes frentes e que garantiram resposta rápida à sociedade, principalmente nos momentos mais críticos registrados no início do mês. Durante a reunião, Leite falou sobre o trabalho que a secretaria de Turismo deve iniciar nas próximas semanas, visando valorizar os locais que até então, recebiam milhares de visitantes e, agora, carecem de público, acuado em razão das chuvas. “O estado tem condições de receber turistas, temos estrutura em condições de receber. Será uma campanha de orientação das estradas e outras informações”, revelou. O governador ainda disse que, apesar da suspensão, os trâmites burocráticos válidos para o período em que a dívida estava sendo paga ainda seguem vigorando, o que dificulta a aplicação de recursos e a possibilidade de ações mais rápidas e eficazes. “Não está claro o uso do dinheiro guardado da dívida suspensa do Estado: há uma série de condições que nos limitam usar esse dinheiro”,.