Usina de bioenergia através do lixo é inaugurada em Garibaldi
O prefeito de Garibaldi Sérgio Chesini, inaugurou nesta segunda-feira (01), a primeira usina de bioenergia gerada através de lixo orgânico. O projeto de instalação foi assinado ainda em 2022, entre o município de Garibaldi e Bioenergia Holding Ltda, que durante este período foi construindo e adaptando a fábrica que fica localizada na RSC 453, próximo a comunidade de São Roque Figueira de Mello.
A empresa vai processar e transformar resíduos sólidos, urbanos e industriais, em energia elétrica limpa e madeira biossintética. Além disso, o município terá o retorno da utilização preferencial de mão de obra local. O investimento na construção do prédio ficou a cargo da empresa, mas a prefeitura colaborou com máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura no local.
Com esta inauguração, Garibaldi inicia o desafio de ser a primeira cidade brasileira com lixo zero, ou seja, que recicla 100% dos seus dejetos, ou RSU - Resíduo Sólido Urbano. A solenidade contou com a presença de autoridades de Garibaldi e Carlos Barbosa, além dos diretores da empresa, entre eles, o sócio-diretor da Bioenergia Holding, Alexandre Elesbão.
A Bioenergia Holding
A empresa é uma fusão de três empresas – Rio Limpo B7 Bioenergia Ltda, Sonova Importação e Exportação Ltda, AG7 Global Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda. – que tem o objetivo de contribuir com as cidades oferecendo uma solução correta e sustentável para a destinação dos resíduos, evitando, reduzindo, eliminando ou tornando útil o aterro para a geração de energia elétrica limpa.