Absurdo: Usina inaugura em Garibaldi no dia 01 e no dia 08 grupo político faz denúncia ao TCE
Desde 2020 quando Alex Carniel (PP) venceu a eleição municipal de Garibaldi, o ambiente político se tornou hostil e a onda de denuncismo de uma política suja tomou conta da cidade. Primeiro, fizeram de tudo para tirar Carniel de cena, e em uma jogada de mestre, conseguiram cassá-lo.
Pela primeira vez na história, Garibaldi teve quatro prefeitos em menos de um ano e uma eleição suplementar vencida por Sérgio Chesini por mais de 80% dos votos. Desde então, Chesini passou a ser atacado e denunciado pelos mais diversos absurdos. Apenas no Ministério Público, o atual prefeito tem mais de 82 denúncias, todas elas de forma “anônima”, pois os covardes denunciantes não tem coragem de mostrar o rosto.
Nesta semana, mais um fato absurdo ocorreu em Garibaldi. Após muitas tratativas e reuniões que duraram dois anos, foi inaugurada a primeira usina do Brasil a processar 100% do resíduo sólido urbano, transformando-o em um composto biossintético industrial.
A inauguração foi manchete nos principais veículos de comunicação do Estado, como jornal Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio, entre outros. Porém, na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (08), o ex-presidente da Câmara, vereador Cássio Fachi (PP), expôs o absurdo ocorrido.
Acreditem, a usina foi inaugurada no dia 01 e na mesma semana o Tribunal de Contas do Estado – TCE já recebeu denúncia “anônima”, dizendo existir irregularidades na concessão da licença de instalação da empresa. A responsabilidade da licença da empresa é do município e não da Fepam, órgão do Estado e geralmente Tribunal de Contas analisa contas públicas não problemas ambientais. O vereador Fachi afirma que a denúncia de anônima não tem nada e esta é mais uma entre as tantas que buscam prejudicar a atual administração do município.
Procurado pela nossa reportagem o vereador afirmou: “Tem gente que só pensa em eleição, poder e fazer qualquer negócio para entrar na prefeitura. Não pensam em Garibaldi, no desenvolvimento da cidade, na melhoria da qualidade de vida das pessoas que aqui moram. Querem achar algum problema para tentar prejudicar o prefeito Sérgio Chesini a todo custo”, ressaltou o político.
Já em Santa Maria, uma vereadora da cidade utilizou a tribuna da Câmara para lamentar que a usina se instalou em Garibaldi, pois os proprietários da mesma haviam procurado a cidade para se instalar e não foram recebidos pelo poder publico de lá. A Vereadora parabenizou Garibaldi e disse que Santa Maria perdeu uma grande oportunidade.
Com mais esta indústria, Garibaldi terá um incremento de arrecadação de ICMS e ISS com a instalação desta usina que transformará resíduos sólidos em energia e em madeira biossintética, mas para os que denunciaram, tudo isso não importa, o importante é a sujeira e o fato político.