Eventos/Cultura

Fenavinho ergue um brinde ao vinho brasileiro neste sábado

Outra atração inédita, o Encontro de Soberanas, reunindo cortes de oito festas
19/07/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     A festa que celebra o vinho como símbolo de identidade de Bento Gonçalves também saúda o vinho nacional com um brinde inédito. Neste sábado (20), a 19ª edição da Fenavinho promove um encontro que promete reunir os amantes da bebida para felicitar a qualidade dos rótulos nacionais. Muitos desses vinhos têm procedência, exatamente, de Bento Gonçalves. A cidade congrega, conforme a prefeitura, cerca de 80 vinícolas, das quais 19 estão presentes na festa, com sua produção premiada nos mais diversos cantos do mundo.

     A ação está prevista para as 18h, no Palco Central, e pretende reunir, ao menos, mil pessoas. "Estamos celebrando o trabalho do viticultor e das vinícolas, a transformação da uva em vinho. Um produto que movimenta milhares de famílias e, além de sua importância econômica, tem um valor cultural muito forte, nos conectando com nossas origens", comenta a coordenadora da 19ª Fenavinho, Patrícia Pedrotti.

     Nesta grande celebração para o vinho brasileiro, as vinícolas participantes da Fenavinho vão entrar com seu principal produto para o brinde coletivo. As doses serão limitadas. Pelo menos 50 litros serão doados pelas marcas, o que corresponde a cerca de 50ml para cada um dos 'brindadores' oficiais da festa. A intenção é mobilizar mil pessoas nessa iniciativa. "Justamente escolhemos o Dia do Amigo para propor esse brinde, afinal, não há bebida mais oportuna para embalar os bons momentos compartilhados com pessoas especiais. Depois, o convite segue para que o público continue apreciando as atrações enogastronomicas da festa", diz o diretor de marketing, Rodi Goulart.

Cortes da região confraternizam

     O brinde faz parte das ações organizadas pelo comitê da festa para os últimos dias de sua 19ª edição. Na sexta-feira, dia 19, outra proposta inédita toma conta do Parque de Eventos. O Encontro de Soberanas reunirá as cortes de oitos festas da região, sendo ciceroneadas pela da Fenavinho, a Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti, e as Damas de Honra Thaís Dall'Osbel Centenaro e Liege Sobirai.

     A recepção ocorre às 15h30min, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), promotor da festa e também a 32ª ExpoBento, onde as meninas participam de uma degustação de vinhos com a enóloga Vanessa Stefani. Depois, visitam a feira e apreciam um café colonial no Bodegão, na Fenavinho, onde também fazem uma apresentação formal entre as cortes. Estarão presentes as soberanas da Festa de Abertura da Vindima, de Monte Belo do Sul; da Fenavindima, de Flores da Cunha; da Festa Flores de Pedra, do distrito de São Pedro; da Festa do Pêssego, de Pinto Bandeira; da Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul; da Fenachamp, de Garibaldi; e do município de São Valentim do Sul.

     Na sexta-feira, feira e festa abrem a partir das 14h e oferecem, entre outras atrações artísticas e culturais, o Carnavinho, um carnaval fora de época com shows do Bloco do Bepi e dos Calamares – veja programação abaixo.         

Homenagem às famílias do interior

     A festa que também ocorre como símbolo da retomada, ao lado da ExpoBento, prestará uma homenagem antes de se despedir do público. No domingo (21), ocorre uma celebração da esperança, às 10h30min, no Palco Cultural. O ato será conduzido pelo padre Miguel Mosena, da Paróquia Cristo Rei, e objetiva oferecer condolências às famílias que perderam seus entes em decorrência das chuvas e dos deslizamentos de terra que acometeram Bento Gonçalves.



MAIS NOTÍCIAS