Italianos tratam em Garibaldi sobre a celebração dos 150 anos da imigração
Nesta semana, o professor da Scuola Enológica de Conegliano, Franco Curtolo e o representante da Associação Vêneto Brasil di Conegliano, Mauro Zardetto, estiveram cumprindo extensa agenda de atividades visando a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul que ocorre em 2025. Entre os encontros, os dois estiveram na prefeitura municipal, onde juntamente com o prefeito Sérgio Chesini, debateram o tema com entidades, entre elas, o Circolo Trentino, Circolo Vicentino, secretaria de turismo e representantes do Garibaldi Gastro.
Na oportunidade, foi apresentado projeto para a realização de um festival gastronômico comemorativo dos 150 anos da Imigração Italiana e ainda a possibilidade de criação de um monumento a ser edificado para os festejos. Ainda em Garibaldi, os italianos participaram de encontro com o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, e se reuniram com representantes da Aviga - Associação dos Vinicultores de Garibaldi, que trataram de um possível intercambio entre a entidade e a escola de Conegliano. Um jantar de confraternização também foi realizado na vinícola, onde reuniu mais de 50 produtores associados.
Já nesta quinta-feira (31), a dupla esteve nos estúdios do Canal ADESSO TV, e com o jornalista Daniel Carniel realizaram uma videoconferência com a equipe do Canal italiano Vêneto Globe. A ideia é aproximar as duas cidades através de conteúdo televiso, ligando Brasil e Itália com programas especiais.
O Rio Grande do Sul oficializou, com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Estado, a serem celebrados em 2025. O ato, ocorrido no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi simbolizado por uma dupla representação, a instalação da Frente Parlamentar Brasil Itália e a assinatura do decreto, pelo Governador Eduardo Leite, que institui a comissão encarregada de preparar os festejos do sesquicentenário da chegada dos italianos ao Estado. Proponente da Frente Parlamentar, o deputado estadual Guilherme Pasin, destacou que o colegiado busca celebrar o legado trazido pelos imigrantes, mas também construir uma interface entre o Rio Grande do Sul e a Itália para o futuro. “Estamos propondo essa Frente para reafirmar os laços e os elos culturais, para enaltecer nos mais jovens a manutenção do orgulho da tradição italiana, fazer uma ponte comercial entre os que aqui produzem e o mundo”, disse Pasin.
Para a Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS), Cristina Mioranza, a ocasião é auspiciosa para fomentar pontes e parcerias bilaterais que tragam progresso nos campos social, educacional e econômico. “Que hoje estabeleçamos um novo pacto de irmandade de nossos povos pelos próximos 150 anos”, convidou Cristina ao representar toda a comunidade ítalo-gaúcha.