Em Garibaldi, Governador participa de Encontro Nacional de Bombeiros Militares
O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta terça-feira (27), da abertura da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), realizada no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha. No evento, Leite ressaltou a importância da integração entre as corporações em todo o território nacional e reiterou o agradecimento pelos serviços prestados por bombeiros de todos os Estados durante o enfrentamento às enchentes de maio no Rio Grande do Sul. “O gesto que fizeram em direção ao nosso Estado tem um efeito prático com todos os equipamentos e os mais de 1 mil militares que foram fundamentais no salvamento de milhares de vidas. Mas um efeito difícil de expressar é o apoio moral à nossa população e, especialmente, aos colegas do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). A certeza de que não estamos sozinhos trouxe forças para a superação e a reconstrução que estamos conduzindo com o Plano Rio Grande”, afirmou Leite.
Durante o encontro, que se estende até quarta-feira (28), todos os comandantes dos Corpos de Bombeiros do país farão avaliação das ações desenvolvidas no contexto do evento climático de maio. O objetivo é identificar as boas práticas e os pontos de possível aprimoramento para fortalecer a atuação conjunta das corporações em outras situações emergenciais que demandem a cooperação interestadual. Equipes de todo o país vieram ao Rio Grande do Sul, onde atuaram em missões de resgate, combate a incêndios, salvamento e buscas terrestres e na água, inclusive com apoio de cães farejadores e aeronaves. Alguns contingentes permaneceram no Estado, mesmo após a ocorrência, apoiando os militares gaúchos na busca por desaparecidos. Mais de 1,1 mil bombeiros de todos do estados atuaram no RS entre maio e julho.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Rodrigues, detalhou a linha do tempo de emprego das tropas nas ações de salvamento e resgate em todo o Estado e elencou pontos nos quais a corporação já trabalha para robustecer a infraestrutura de ação. “A distribuição estratégica de tropas especializadas e a cooperação com universidades para desenvolvimento de sistemas e tecnologias de gestão operacional são algumas das frentes que queremos aprofundar para tornar ainda mais efetivo o emprego dos nossos heróis da linha de frente”, destacou o oficial. “A integração, uma marca dos Corpos de Bombeiros em todo o país, se fortalece a partir desse encontro, que ganha ainda mais relevância como espaço para estudar a atuação conjunta que tivemos no enfrentamento às enchentes, identificar boas práticas e pontos de aprimoramento, tanto nos processos operacionais quanto na regulamentação para desburocratizar o compartilhamento de esforços entre as corporações”, ressaltou o governador.
Na solenidade, autoridades civis e militares foram homenageadas pela liderança na superação de desafios no enfrentamento às enchentes, bem como pelo compromisso coletivo com a preservação de vidas e do patrimônio de famílias e empresas.