Política

Deputado Bassegio entrega carta de renúncia e deixa mandato

23/11/2015
Rádio Guaíba

     O deputado Diógenes Basegio (PDT) formalizou, nesta segunda-feira de manhã, o seu pedido de renúncia do cargo. O documento foi entregue à Assembleia Legislativa gaúcha às 11h40min na Secretaria da Mesa Diretora da Casa, de onde será encaminhado para o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum. Para ter validade, o pedido de renúncia de Basegio precisa ser lido em sessão plenária, o que deve ocorrer nesta terça-feira (24), e ser publicado no Diário Oficial da Casa do dia seguinte, quarta-feira. Na última sexta-feira, o deputado anunciou com exclusividade à Rádio Guaíba que efetuaria a renúncia de seu cargo.

     A carta de renúncia de Basegio foi entregue por um representante do escritório de advogados que defende o deputado. O parlamentar não compareceu na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira.

     O ato de renunciar ao cargo não isenta Basegio do processo que tramita na Casa por quebra de decoro parlamentar. A previsão é de que o processo de cassação de mandato de Basegio seja levado à votação nesta terça-feira. Se for condenado, Basegio ficará inelegível por 11 anos, conforme indica a Lei da Ficha Limpa. Se for inocentado pelo demais deputados, poderá concorrer ao mesmo cargo daqui a três anos. Basegio é acusado pela Comissão de Ética da Casa por contratação de funcionária fantasma e por se omitir diante de suspeitas de irregularidades em seu gabinete.

     No gabinete de Basegio, os funcionários com Cargo em Confiança (CC’s) já trabalham desde o início da manhã dessa segunda-feira na retirada dos materiais do parlamentar e da sua equipe. O gabinete deve ser desocupado até quarta-feira, quando o pedetista deixará oficialmente de ser deputado estadual. A saída de Basegio do cargo abrirá espaço para a convocação de Vinicius Ribeiro, suplente do PDT. Atualmente, ele ocupa a presidência da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag)

 

 

MAIS NOTÍCIAS