Jornalista Antônio Piccoli é homenageado na Itália
Na noite desta sexta-feira (25), ( tarde de sexta aqui no Brasil) foi realizado na comune de Susegana que faz divisa com a cidade irmã de Garibaldi, Conegliano, na região italiana do Vêneto, um evento para homenagear a memória do jornalista Antônio Piccoli, que durante mais de uma década morou na região e atuou na rádio Conegliano. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, e um Coral do distrito de Piave animou o encontro que ocorreu na enoteca da cidade.
Conforme o amigo Gianfranco Ceschin, além de Antônio Piccoli, o italiano Dino Marcon foi lembrado. Os dois faziam parte da cena cultural da região e eram muito queridos pela comunidade.
Quem era Antônio Piccoli
Antônio Luis Piccoli, que também era professor e um dos fundadores do Grupo RSCom, faleceu em 2021 aos 64 anos. Ele ficou internado no Hospice Casa Antica Fonte, na cidade de Vittorio Vêneto, na província de Treviso durante semanas e não resistiu a um câncer nas amígdalas que virou metástase e afetou o pulmão.
Natural de Bento Gonçalves, Piccoli era formado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e morava em San Vendeminiano, na Itália, desde 2004. Nos últimos anos, trabalhou na rádio Erreci, na cidade de Conegliano. Piccoli também foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Fundação Cultural Vale Vêneto (Funvale), em Flores da Cunha. Em 1983, ao lado do irmão, Carlos Domingos Piccoli, e de Fernando Rachele e Alfredo Cousandier, adquiriu 40% das ações da então Rádio Difusora e 40% das ações da Rádio Serrana, ambas de Bento Gonçalves.
Piccoli deixou a esposa Maristela Dalsolio, e a filha Giuliana Dalsolio Piccoli, que na época tinha 10 anos. O corpo do jornalista foi cremado na Itália.