Geral

Prefeita de Follina/Itália doa mais de 3.000 euros para Garibaldi

Paola Carniello junta com outras entidades organizou evento solidário
21/11/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A prefeita da comune di Follina que possui Pacto de Amizade com Garibaldi realizou no último mês um evento para arrecadar fundos e destinar às vitimas da enchente em Garibaldi. Com o apoio de entidades ligadas a cultura e o empreendedorismo, centenas de pessoas participaram de um almoço, cujo todo valor arrecadado está sendo destinado a prefeitura de Garibaldi. Este é o segundo apoio recebido, já que a cidade de Conegliano, que é a cidade irmã de Garibaldi na Itália também fez projeto semelhante e enviou valores em Euros como forma de auxiliar o Brasil.  

“É realmente uma grande satisfação, disse a prefeita de Follina, Paola Carniello, ao ter conseguido o “apoio solidário”, dando um sinal aos amigos de Garibaldi de que o Pacto de Amizade assinado entre os dois municípios em 2023  é forte e trará cada vez proximidade e  cultura."

     Para organizar o evento e arrecadar fundos com o objetivo de destinar aos atingidos pela enchente em Garibaldi e região, as associações da cidade de Follina, localizada na região do Vêneto, colocaram-se à disposição do projeto tanto para garantir o sucesso do evento como para obter um resultado econômico significativo para a doação, entre os quais recordamos a senhora Bianca Pilat que decidiu doar à causa de amigos brasileiros o produto da venda, na noite de sua apresentação, do livro dedicado a seu pai Bruno, Carabiniere, herói de guerra multimedalhista, depois guerrilheiro e finalmente prisioneiro, também emigrante quando criança com seu família que, a partir de 8 de setembro de 1943, contribuiu para o resgate de 218 judeus na fronteira com a Suíça. Histórias de migração e de coragem que se entrelaçaram numa ação solidária de forte valor histórico e simbólico.

    Além disso, a Prefeitura de Garibaldi, pelo grande empenho assumido durante os terríveis dias da enchente, foi agraciada com o título de “Centro Oficial de Proteção Civil do Estado do Rio Grande do Sul”, já foi levantada a ideia de dar força ao Pacto de Amizade também colocando em contato direto as respetivas organizações de Proteção Civil Italianas. Sempre utilizando as novas tecnologias de comunicação através da web, já acionadas durante "O Spiedo dell'Amicizia e della Solidarietà" para fazer também protagonistas o Deputado Federal, Pedro Westphalen e o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

     O evento serviu ainda para estudar novos formatos de conectar algumas famílias, em Follina existem de fato vários sobrenomes que preludiam histórias esquecidas de imigração, ou para fazer as pessoas participarem Amigos de Garibaldi das melhores iniciativas de cultura e folclore local, como o tradicional Mercado de Natal. Os organizadores do evento agradeceram à Escola Enológica de Conegliano que quis contribuir significativamente para a arrecadação de fundos e que está desenvolvendo um novo projeto de colaboração com a AVIGA, Associação de Enólogos de Garibaldi, pensando também em 2025 e nas comemorações dos 150 anos da Migração Italiana no brasil.

     “O Pacto de Amizade com Garibaldi – conclui o prefeito Carniello – tem certamente um grande futuro pela frente e a participação convicta nesta primeira iniciativa de solidariedade, demonstrada em todos os níveis pelos meus concidadãos, a quem agradeço, está aí para prová-lo”.

     Na foto estão: Gianfranco Ceschin (Ass. VenetoGlobe), Franco Curtolo (Scuola Enologica “G.B. Cerletti” di Conegliano), Luca De Conto (Comitato Festeggiamenti Farrò), Paola Carniello (Sindaco di Follina), Bruno Zanette (Ass. VenetoBrasile di Conegliano), Mario Algeo Jr. (Ass. Trevisani nel Mondo)





MAIS NOTÍCIAS