Política

Deputado Guilherme Pasin assume a presidência da Comissão de Ética da ALRS

Representante da região foi escolhido para apurar denúncias e condutas de parlamentares
20/02/2025 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Andrei Severo/Divulgação

     O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) foi escolhido presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, órgão encarregado de avaliar a conduta e apurar denúncias contra parlamentares. A posse do parlamentar bento-gonçalvense e dos demais integrantes ocorreu nesta quarta-feira (19), às 11h30min, na sala da presidência do parlamento gaúcho.

     O Colegiado tem a responsabilidade de garantir que os Deputados Estaduais sigam os princípios éticos no exercício de seus mandatos, respeitando as imunidades e prerrogativas previstas pela Constituição. Além disso, a Comissão deve zelar pela boa imagem do Poder Legislativo, conforme as regras do Código de Ética Parlamentar e a legislação vigente.

     Em seu discurso após a posse, o deputado Pasin destacou a importância do trabalho do grupo. “A Comissão tem por objetivo garantir as funções parlamentares sobre o aspecto ético, de acordo com a legislação vigente, mas também garantir a imagem do parlamento gaúcho perante a sociedade ao qual esse parlamento representa”, disse. O parlamentar também fez um apelo por colaboração e comprometimento. “Desenvolveremos com maior zelo possível as nossas funções. Espero a compreensão e a parceria de todos para que a gente faça nosso melhor trabalho em prol do legislativo e do parlamento gaúcho”, enfatiza.

     A Comissão de Ética da ALRS é composta por 12 deputados, sendo que, além de Pasin, outros 11 parlamentares de diferentes siglas integram o colegiado. A formação da comissão segue o critério de proporcionalidade entre os partidos ou blocos partidários, que elege o presidente, o vice-presidente e o corregedor entre seus membros.



MAIS NOTÍCIAS