Vereador denuncia “sumiço” do dinheiro para construção do Ginásio de Tamandaré
Na sessão da Câmara de Vereadores de Garibaldi no início desta semana, o vereador Gilberto Perin (PP), pediu na tribuna explicações sobre o dinheiro oriundo de uma emenda parlamentar para a construção do Ginásio de Tamandaré. O local está abandonado há quase uma década, e a comunidade aguarda a melhoria prometida para poder utilizar o espaço.
Na tribuna, o vereador apresentou o Projeto de Lei nº 39 de 8 de abril de 2016, onde o então prefeito Antônio Cettolin (MDB) assina uma autorização de comodato com a Mitra Diocesana de Caxias do Sul. Como o espaço está em terreno da igreja católica, é necessário este acordo para poder investir dinheiro público.
Na justificativa, Antônio Cettolin afirma que o município de Garibaldi foi contemplado através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Gomes (Republicanos) e o dinheiro seria para a construção da 2ª etapa do ginásio.
Ainda segundo Perin, a verba repassada pelo deputado era do Ministério dos Esportes (como consta na placa) e o valor seria de R$ 332.123,80. Só que a obra segue paralisada, e até o momento ninguém conseguiu localizar a documentação referentes ao dinheiro e principalmente sobre a obra. Não há o projeto, não foi encontrado o detalhamento de como e onde foram investidos os recursos. O vereador foi atrás de documentos na Mitra, na prefeitura e nada localizou. Um ex-presidente da comunidade havia guardado alguns documentos e através deles, o vereador está tentando desvendar o mistério.
Na Câmara de Vereadores, a ATA de 29/09/2017 mostra que os vereadores Luiz Carlos Casagrande (PT), Rosane Fin Flores (PP) e Tiago Ferranti (PP), pediram informações para a então admiração sobre o projeto Arquitetônico da construção da 2º etapa do Ginásio de Esportes do Bairro Tamandaré, e também queriam saber o valor que seria gasto pelo Município para construir a parede de contenção e a drenagem do Ginásio. Porém, não se tem a informação se a prefeitura que era comandada por Antônio Cetolin forneceu.
“Olhem o dinheiro simplesmente sumiu. A placa está ai e o nosso ginásio está nesta triste situação de abandono. Como vereador nos cabe investigar”,disse Perin.
Ainda em 2017, reportagem de jornal local, mostra o ex-prefeito visitando os serviços de execução da obra e confirmando o valor do investimento.
Estranhamente, o ginásio segue inacabado e as provas e documentos referentes a aplicação da verba é ainda uma incógnita.
Contraponto:
Procuramos a Administração Municipal de Garibaldi e fomos informados que realmente não estão encontrando os documentos referentes a chegada dos recursos e a aplicação dos mesmos. “Seguiremos buscando estes documentos da administração anterior e assim que forem encontrados, informaremos”, disse a nota
Também tentamos contato com o ex-prefeito de Garibaldi Antônio Cettolin para saber sobre o dinheiro da emenda parlamentar e porque a obra não foi concluída no seu governo. Ele não foi localizado, assim que ele se manifestar, atualizaremos a reportagem.