Servidores municipais de Bento Gonçalves anunciam greve após votação na Câmara
Com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou, por maioria de votos, os projetos de autoria do Executivo municipal que retiram benefícios de servidores municipais. A sessão ocorreu na tarde desta segunda-feira (10). Com isso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG) anunciou, oficialmente, uma paralisação da prestação dos serviços a partir desta terça-feira (11).
O Sindiserp reuniu centenas de servidores que foram até a Câmara se manifestar contra os projetos. Na primeira semana de janeiro, o governo municipal havia enviado ao Legislativo as propostas de exclusão da licença-prêmio e do adicional por tempo de serviço, exclusão dos biênios e a revisão da lei de licença-interesse. Já a quarta proposta, enviada uma semana depois, é referente abono permanência.
Segundo a assessoria da prefeitura, os projetos da licença-prêmio e dos biênios não impactam os antigos nomeados, apenas os novos que forem chamados após a sanção das leis. No entanto, outros dois deles também afetam os servidores que já atuam: o da licença-interesse e o do abono
Entre as principais reivindicações dos servidores estão:
✔️ Cumprimento da lei e reajuste salarial imediato
✔️ Reversão das medidas que retiram direitos dos servidores
✔️ Abertura de uma mesa de negociação transparente e sem manipulação
O embate entre os servidores municipais e o prefeito Diogo Siqueira segue sem previsão de trégua. A mobilização promete se intensificar nos próximos dias, à medida que a categoria se organiza para enfrentar as ameaças e retaliações da administração municipal.