Política

Vereadora vai à Corsan fazer denúncia e obra do novo posto de saúde pode atrasar

Esta é mais uma denúncia infundada da oposição contra o prefeito Sérgio Chesini (PP)
20/03/2025 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Buscando algo de errado na administração Sérgio Chesini e não se preocupando se a construção da nova Unidade Básica de Saúde – UBS vai atrasar ou não e a comunidade demorar mais para ser atendida, a vereadora Luana Meneguetti (MDB) procurou a agencia da Corsan de Garibaldi para denunciar que no local onde será erguida a unidade existiria um poço ou vertente de água potável. 

     A vereadora da oposição, cobrou da Corsan o motivo da autorização para a obra afirmando que a prefeitura estaria destruindo um poço. Como a Corsan disse a ela que o local não seria de responsabilidade da companhia, estranhamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu telefonema da Patram – Patrulha Ambiental da Brigada Militar que faz fiscalização contra crimes ambientais, solicitando licença ambiental e parecer técnico do local. Embora a fiscalização ambiental não tenha revelado quem fez a denúncia, há indícios fortes de que seja a vereadora, afinal, ela procurou a Corsan pelo mesmo motivo.

     O assunto sobre a denúncia foi abordado pelo vereador Leandro Delazeri (PP), durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores na segunda-feira (17), no bairro São Francisco. Como o local para a obra preenche todos os requisitos e não existe nenhuma irregularidade, os trabalhos seguem, mas poderão atrasar, em virtude do tempo perdido pelos técnicos para parar os trabalhos e preencher documentos dando explicações para a fiscalização. 

     A nova unidade de saúde vai ser construída na perimetral, próximo a divisa dos bairros São José e Gloria e vai atender pacientes destes bairros mais os bairros Santa Terezinha, Guarany e até Borguetto.  A área era de propriedade das irmãs de São José, que tinham tanques onde armazenavam água da chuva para utilizar na horta, não era água potável e muito menos existia qualquer fonte de água no local. Este é mais um episódio ruim para o desenvolvimento de Garibaldi. Outra denúncia “anônima”, fez com que a construção do centro multiesportivo no Parque da Fenachamp fosse embargado. 

     Em seu primeiro mandato, o prefeito Sérgio Chesini recebeu no Ministério Público de Garibaldi mais de 80 denúncias, quase todas infundadas sobre obras e trabalho que a administração municipal vem fazendo. 99% delas foram arquivadas. 

UBS

Com recursos do Governo Federal e contrapartida do município, a construção de Unidades Básicas de Saúde permite a expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de Multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de forma a ampliar o acesso e a cobertura da Atenção Primária no SUS em Garibaldi.


MAIS NOTÍCIAS