Em reunião almoço, Prefeito Sérgio Chesini projeta o futuro da cidade
O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, foi o convidado da Reunião-Almoço com as diretorias eletiva e setoriais da CIC, CEC e CDL, realizada na quarta-feira (23), na sede da entidade. Durante sua apresentação, Chesini detalhou metas, projetos estratégicos e avanços na infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana, entre outras áreas. O prefeito compartilhou um panorama detalhado das ações já realizadas e das metas da Administração Municipal para o mandato 2025-2028. "Trabalhamos com princípios como austeridade, obras bem feitas, respeito ao dinheiro público e tolerância zero à corrupção. Nosso foco é transformar Garibaldi em uma cidade mais moderna, justa e eficiente", enfatizou.
Entre os destaques apresentados está a intenção em realizar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do aeroporto local, possibilitando melhorias em sua estrutura e, por consequência, sua inclusão no mapa para vôos turísticos e até regulares, o que é uma antiga demanda da Câmara de Indústria e Comércio. Chesini também listou as obras de pavimentação finalizadas em diversos bairros da cidade e anunciou os investimentos em andamento para localidades do interior, além de estudos técnicos que estão sendo realizados para enfrentar os pontos críticos de alagamento, com prioridade para obras de drenagem.
Na área da Educação, o prefeito reforçou que a meta é garantir que nenhuma criança fique sem vaga em creche ou escola. A prefeitura está investindo em revitalizações e ampliações de escolas, programas de alfabetização e oficinas de contraturno, beneficiando mais de 3 mil alunos da rede municipal. Para o setor da Saúde, a Administração Municipal planeja a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (Santa Terezinha e Bela Vista II), além da ampliação do Pronto Atendimento Médico e da reestruturação das vigilâncias sanitária e epidemiológica. A coleta de exames nos postos e o atendimento estendido também fazem parte do plano.
Outro ponto importante da apresentação foi a atuação da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, com ações voltadas à desburocratização, apoio ao setor de tecnologia e fomento ao ecossistema de startups. "Queremos preparar Garibaldi para o futuro, com base em uma cidade inteligente e uma gestão mais eficaz", afirmou Chesini. Com um orçamento municipal estimado em R$ 276 milhões para 2025, a prefeitura trabalha com foco na eficiência da máquina pública. “A reforma administrativa implantada busca dar mais agilidade e equilíbrio fiscal à municipalidade, enquanto ações como o programa Refis e incentivos fiscais para ações sociais e ambientais estão em fase de planejamento”, salientou, indicando também a realização de reformas na mobilidade urbana, plano diretor, código de posturas e na legislação tributária.
Por fim, Chesini enalteceu a consolidação dos eventos locais, como a Fenachamp, o Festival do Grostoli e o Vintage Garibaldi e afirmou que um monumento celebrando os 150 anos da imigração italiana no RS será inaugurado como marco simbólico da herança cultural da cidade.