Tempo

Semana inicia com muito calor em toda a Serra

18/01/2016
MetSul Meteorologia

    A segunda-feira será uma amostra do restante desta semana no Rio Grande do Sul. O sol predomina sob influência de ar seco e quente, mas em alguns pontos devem aparecer nuvens como no Extremo Sul do Estado e na Serra e Campos de Cima da Serra. O calor intenso registrado durante o fim de semana não apenas continua como deve aumentar na maioria das localidades.

     O começo de amanhã agradável dá lugar ao calor já na metade da manhã e a tarde será escaldante. As máximas são esperadas de 35ºC a 40ºC em um grande número de municípios de diversas regiões.

     As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 40°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 38°C. No Litoral Norte, mínimas de 20°C e máximas de 30°C em Capão da Canoa e Torres.

     A temperatura máxima ficou perto de 40ºC no Rio Grande do Sul tanto no sábado como no domingo. A massa de ar quente e seco que cobre o Estado persistirá durante toda esta semana e manterá a temperatura extremamente alta, proporcionando jornadas tórridas. Com o calor extremo e o tempo seco será alto o risco de fogo em vegetação nesta semana. O risco de transtornos por cortes localizados de energia em razão do intenso aquecimento também não pode ser descartado, mas a CEEE garante que a oferta é suficiente pra atender a demanda na Capital e no interior.

     No final da semana se projeta que haja instabilidade localizada associada ao intenso calor e, como estará muito quente, são prováveis temporais no fim de semana que vem em pontos isolados do território gaúcho. O perfil bastante seco da atmosfera até lá frustrará instabilidade na maior parte dos municípios.

 

 

Fonte:MetSul

MAIS NOTÍCIAS