Economia

Horário de verão reduz em 0,44% o consumo de luz na Serra

22/02/2016
Portal Adesso / Agência Brasil - Foto: Agência Brasil

 

     A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica que atende 264 cidades do RS, registrou uma redução de 0,44% no consumo de energia elétrica na sua área de concessão. E uma diminuição de 4,1% na demanda no horário de pico.

     O volume de energia economizado totalizou 16.473 MWh. Economia suficiente para atender a uma cidade do porte de Caxias do Sul por quatro dias.

     Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou na última sexta-feira (19), que o País economizou R$ 162 milhões durante o horário de verão deste ano, que acabou na virada de sábado para este domingo (21). A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.

     O horário de verão (temporada 2015/2016) terminou na virada de sábado (20/02) para domingo (21/02), quando os ponteiros dos relógios foram atrasados em uma hora. A orientação é válida para os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

     A expectativa inicial do ONS, no início do horário de verão, era de uma economia de R$ 240 milhões em função da diminuição de geração térmica. O operador ainda não explicou porque a meta não foi atingida.

 

 

MAIS NOTÍCIAS