Economia

Produtores de Uva terão subvenção de 60% no Seguro Agrícola

26/08/2013
Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves

     O governo federal vai ampliar o subsídio do seguro agrícola concedido aos produtores de uva da região da serra, campanha e fronteira.  A informação foi divulgada neste sábado (24), pelo deputado Federal Jerônimo Goergen(PP), ao prefeito Guilherme Pasin em Bento Gonçalves.

     Recentemente, atendendo solicitação do setor, o prefeito Pasin encaminhou ao deputado e ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura(MAPA), Neri Geller, o pedido para que os produtores passem a ter a mesma subvenção agrícola oferecida antes do anúncio do plano safra 2013/14 que era de 60%. "Com o anúncio do plano safra o percentual da subvenção caiu, o que preocupou muito o setor, nós garantimos os encaminhamentos necessários para convencer o governo a revisar o percentual", disse Pasin. 

     Segundo Goergen, o secretário Neri Geller confirmou que a subvenção passara dos atuais 40% para 60% e será anunciada oficialmente no próximo dia 29 quando de sua visita a Expointer em Esteio. "Temos um ótimo relacionamento político partidário com o secretário, que já esteve em Bento no inicio do ano, e portando conhece a realidade da região", disse.

     O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção, por meio de auxílio financeiro que reduz os custos de contratação do seguro. "Isso importa muito aos produtores de Bento e região porque a maioria da produção da fronteira e da campanha é feita por pessoas daqui", salientou Goergen.

     Ainda de acordo com Jerônimo Goergen, no dia 29 também será assinada a portaria que disponibiliza ao setor vitivinícola R$ 30 milhões a ser destinados à realização de leilões públicos de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) para equalização de preços da uva. "Quando o secretário esteve em Bento no inicio do ano nós já havíamos recebido a garantia do recurso" lembra o deputado. A renovação da portaria interministerial que regulamenta os leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) vencida em 31 de dezembro do ano passado também havia sido pedida quando o vice-prefeito Mário Gabardo, esteve em Brasília em audiência no Ministério da Agricultura, por ocasião do encontro Nacional dos Prefeitos.

 

 

MAIS NOTÍCIAS