Economia

Aumenta o número de empresas que fecharam em Bento Gonçalves e Farroupilha

07/07/2016
Rádio Gaúcha Serra

     Só em Farroupilha, o primeiro trimestre deste ano registrou o dobro de empresas fechadas com relação a 2015.

     Dois dos maiores municípios da Serra viram a crise se acentuar nos primeiros seis meses do ano. Balanço divulgado pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul apontou aumento de extinções de empresas em Bento Gonçalves e Farroupilha. A piora é mais expressiva na capital da malha.

     Farroupilha perdeu 112 empreendimentos no primeiro semestre deste ano. É quase o dobro do fechamento de empresas no mesmo período do ano passado, em que foram 60 extinções. É mais também do que os 82 negócios que fecharam as portas no segundo semestre do ano passado.

     No total desses três períodos, 254 empresas encerraram as atividades no município. A abertura de negócios do último semestre não compensa as perdas: foram criadas 100 companhias, um aumento em relação às 80 criadas no mesmo período do ano passado, mas menor do que as 112 empresas fechadas só em 2016.

     Bento Gonçalves é outra cidade da região que vem sendo impactada pela quebra de empresas. Foram fechadas 188 firmas nos primeiros seis meses ano, um aumento na comparação com o mesmo período de 2015. No primeiro semestre do ano passado, 169 já haviam encerrado as atividades. O período mais crítico foi, no entanto, o segundo semestre de 2015, em que 227 organizações foram extintas. Ao todo, são 584 instituições a menos em um ano e meio. 

 

MAIS NOTÍCIAS