Geral

Familiares e amigos se despedem do fotógrafo Vicente Silveira

24/10/2016
Portal Adesso - Fotos: Flávio Antônio Ballejo
Anterior Próximo

     Uma cerimônia simples, sem celebração religiosa, com poesia e mensagem, foi realizada para a despedida do mais conhecido fotógrafo da região. Pessoas próximas a Vicente lamentaram a perda.

     O corpo foi sepultado em uma gaveta no cemitério público municipal de Garibaldi. Vicente Silveira de Sousa, faleceu no domingo (23), após sofrer parada cardíaca, aos 67 anos de idade.

     “ Garibaldi está perdendo um arquivo cultural e de divulgação muito grande, tudo que ele fez, contribuindo com suas fotografias e seu trabalho, dificilmente a cidade irá recuperar”, comentou ao Porta Adesso o empresário Renan Moroni.

     “O pessoal pensa nele como uma pessoa que foi desregrada, eu acho que não, ele estabeleceu uma regra e cumpriu do início ao fim da vida dele, tendo rejeitado em sair de Garibaldi muitas vezes e por condições melhores, mas não fez, pois gostava daqui”, comentou Moroni, destacando que Vicente dedicou sua vida para trazer cultura à cidade, sendo responsável por várias realizações, evidenciando a cidade para muitas partes do planeta, talvez.

     Além de fotógrafo, ele também se dedicava a pesquisa, integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Garibaldi e da Associação Nacional dos Pesquisadores de História das Comunidades Italo-Brasileiras. Em momentos de lazer, se dedicava a música.

     Na juventude, entregou-se as atividades de esquiador, conquistando o vice campeonato Brasileiro no ano de 71. Filho mais velho, tinha outros quatro irmãos, uma mulher e três homens, destes, dois também já falecidos.

     Sua mãe, dona Delva, hoje reside em Porto Alegre e seu pai, Laureano Silveira de Sousa, já falecido, foi servidor da exatoria estadual em Garibaldi nos anos de 60.

     Para um dos filhos de Vicente, foi entregue material informativos, com imagens de Garibaldi, que retratavam lugares fotografados por ele, e que serviram de modelo para alavancar o turismo da terra do champanha e região. Estes folders estavam junto ao caixão do fotógrafo.

 

MAIS NOTÍCIAS