Geral

Tremores de terra assusta comunidade de São Pedro da Serra

03/09/2013
Jornal Pioneiro

     Matéria do Jornal Pioneiro desta terça-feira (03), mostra que os moradores do município de São Pedro da Serra, distante 20 km de Carlos Barbosa, estão assustados com os estrondos que ocorrem diariamente na comunidade.

     De acordo com o jornal, há pelo menos um mês, tremores atingem toda a área central deixando a população em pânico, pois não se consegue identificar a origem do fenômeno." Ontem à noite deu um muito forte. Acontece mais na casa da minha mãe, no Centro. Eu moro há cerca de três quilômetros, no interior, e senti. Dá um barulho como se estivessem soltando um foguete e depois outro barulho muito forte. Treme a janela, chega a dar medo", afirmou a professora Kely Luisa Chies de  29 anos.

     O jornal também ouviu o geólogo da prefeitura de São Pedro da Serra, Valmor Pedro Brackmann, que estudou as hipóteses de deslizamentos de terra e detonações em uma pedreira próxima. Segundo ele, nenhuma evidência foi encontrada. "Nos sobrou como única alternativa a acomodação de placas e falhas geológicas. É um fenômeno recorrente, mas nada preocupante a ponto de provocar rachaduras, por exemplo".                            

     Brackmann, diz que a região tem duas falhas, o que a torna propícia para acomodações rochosas e tremores têm sido registrados por sismógrafos em Foz do Iguaçu e Brasília.O geólogo tenta obter informações sobre a magnitude dos tremores, mas ainda não conseguiu contato com os institutos responsáveis pelas medições.

 

MAIS NOTÍCIAS