Geral


Bento Gonçalves: Via Del Vino se transforma no Cenário do Saber

12/09/2013 Imprensa Prefeitura Bento Gonçalves

 

     Desde a última quarta-feira (11), até o próximo domingo dia 22, a Via del Vino, no coração de Bento Gonçalves, se transforma no cenário do saber com a realização da 28ª Feira do Livro. A escolha do escritor bento-gonçalvense Remy Valduga como patrono, a criação de um mural permanente dos escritores do município e a destinação de uma banca exclusiva para os autores de Bento Gonçalves reforçam o diferencial da edição deste ano: a valorização dos talentos locais. "Saber e poder homenagear o fruto daqui, aquelas que daqui vem ou que aqui escolheram fazer a vida é um orgulho para o povo de Bento Gonçalves. Se existe um único caminho, ele passa pela cultura, pelo livro", afirmou o prefeito Guilherme Pasin durante a solenidade de abertura.    

     Remy Valduga falou da honra de ter sido escolhido patrono do evento e da importância da literatura e da leitura. "Um município tão desenvolvido economicamente como Bento Gonçalves só se completa se o grau de cultura do povo atingir este mesmo patamar. Somente os que aceitam os desafios da cultura alcançam os mais expressivos triunfos no campo do saber. A leitura além de desenvolver os anseios da mente, repercute na estrutura moral do ser humano, onde o equilíbrio da alma pode conduzir o indivíduo para um alto grau de perfeição", disse.

     A solenidade também contou com a presença do escritor homenageado, o poeta gaúcho, Armindo Trevisan. "Escrever é o dom de tirar a poeira das palavras e fazer com que a linguagem diga alguma coisa. A inspiração não é algo mágico, ela surge da vontade de dizer para alguém algo que se sentiu profundamente e que se é capaz de exprimir pelo conhecimento da língua", destacou.Com o slogan "Livro é o caminho", a edição deste ano conta com a participação de 17 distribuidores e livreiros do Estado e uma vasta programação que inclui o lançamento de 16 livros de autores locais e visitantes, 55 apresentações artísticas e shows acústicos e a participarão de 35 escritores.

MAIS NOTÍCIAS