Geral

Após 108 anos, jornal Correio Riograndense deixa de ser impresso

08/02/2017
Jornal Pioneiro - Foto: Reprodução

     Um dos primeiros jornais do Estado que começou ser impresso em Garibaldi no início do século passado chega ao fim. De circulação semanal em todo o território nacional, com linha editorial voltada a agricultura familiar, religião, comportamento, meio e ambiente, com linha clara em defesa da vida circula com sua última edição impressa nesta quarta-feira (08).

     A partir de hoje, as edições poderão ser conferidas pelos leitores apenas na plataforma online (www.correioriograndense.com.br). Inclusive, a última versão em papel contará com 20 páginas, todas dedicadas à história do periódico. A trajetória do Correio Riograndense, pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, remete a 1909, quando as edições eram publicadas em língua italiana, com o nome de La Libertà. À época, o jornal era editado pelo sacerdote diocesano, padre Carmine Fasulo, conforme relato histórico no site do jornal.

     Com pouco tempo de vida e ameaçado de fechar, o semanário foi adquirido pelo pároco de Garibaldi, para onde transferiu a tipografia e a redação, trocando o nome para Il Colono Italiano.

     Já em 1917, frei Bruno de Gillonnay adquiriu a tipografia e redação, dando-lhe novo título de La Stafetta Riograndense. Em 1941, com a proibição dos jornais em língua estrangeira, o semanário começou a ser publicado em português, com o nome de Correio Riograndense.

     O Correio permaneceu em Garibaldi até 1952, quando houve a transferência para Caxias. Nesse mesmo período foi criada a Editora São Miguel, sediada no bairro Rio Branco.

     Para adequar-se ao meio digital, o veículo ganhará não só novo formato, mas também nova linguagem e conteúdo diferente do que hoje encontra-se no impresso. O site será mais pautado por notícias .

     Na visão dos Capuchinhos, o Correio Riograndense, como impresso, cumpriu sua missão, acompanhou e fez história. Agora, deve continuar sua trajetória fazendo uso das novas tecnologias que se impõem no universo da comunicação, sempre em transformação.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS