Geral

Após quase 40 anos, agência do IPE fecha em Garibaldi

23/02/2017
Portal Adesso - Foto: Carol Casagrande

     A Agência Regional do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul - IPERGS, que prestava atendimento para servidores do Estado dos municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi, e outras cidades da região teve sua sede fechada no final do ano passado. Ela foi inaugurada nos anos 80 e sempre funcionou em sala própria na Avenida Rio Branco, no centro da cidade. 

     Em contato com o Portal Adesso, o instituto que tem sua administração em Porto Alegre informou que o motivo do fechamento da unidade é devido a falta de servidores do orgão. Como o único funcionário da agência se aposentou no mês de novembro de 2016, não foi encontrado substituto e por isso, resolveram encerrar as atividades. 

     O funcionário que atuou por quase três décadas no local é Renato Aliatti, e informalmente nos contou que mesmo com tempo necessário para se aposentar foi convidado a atuar em outra agência, porém, a agência oferecida funciona em Caxias do Sul e era preciso se deslocar diariamente para aquela cidade, o que fez Aliatti optar pela aposentadoria.

     Para os usuários do sistema IPE, o encerramento da unidade foi prejudicial para os servidores públicos tanto de Garibaldi, quanto de Carlos Barbosa, pois agora precisam se deslocar até Bento Gonçalves, onde fica a agência mais próxima. além disso, devido ao número de usuários a demora e a espera em Bento é bem maior do que em Garibaldi.

 

     O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul


     O IPERGS foi criado a oito de agosto de 1931, através do Decreto nº 4.842, pelo então interventor federal no estado General José Antonio Flores da Cunha. Sua primeira sede localizava-se na Praça da Alfândega. Atual Edifício Imperial. O primeiro presidente do IPERGS foi o Engenheiro Egydio Hervê.

     O IPERGS nasceu com a finalidade de amparar a família do servidor público. Anteriormente à existência do Instituto, a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Funcionários Públicos e a Sociedade Amparo Mútuo dos Funcionários Públicos Estaduais e Municipais do Rio Grande do Sul (incorporada ao IPERGS em 1932), tratavam dos benefícios previdenciários aos funcionários públicos.

     Atualmente, o IPERGS concentra-se na gestão da saúde e previdência do servidor público. Desde 2005 é, oficialmente, o gestor do Regime Próprio de Previdência Social, responsável pelo pagamento de mais de R$ 6 bilhões em aposentadorias e pensões dos servidores estaduais. O IPE-Saúde possui mais de novecentos mil segurados em seu plano de saúde, atuando junto a uma rede de mais de 7.600 médicos, 337 hospitais e 453 clínicas credenciados.

 

 

MAIS NOTÍCIAS