Polícia

Sistema de informática da prefeitura de Salvador do Sul é invadido por Hackers

24/02/2017
Informações do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul - Foto: Internet

     Uma armadilha cibernética bloqueou o sistema interno da prefeitura de Salvador do Sul, município de 7 mil habitantes a cerca de 20 quilômetros de Carlos Barbosa. O crime virtual foi descoberto na manhã de terça-feira (21). Um especialista foi acionado e conseguiu recuperar 90% dos arquivos, porém o site da prefeitura segue com problemas.

     O problema foi descoberto quando servidores perceberam que arquivos com dados públicos foram renomeados e exigiam senhas, o que não ocorria antes. Os arquivos eram salvos desde 1995. Outro servidor danificado foi do setor de contabilidade e tesouraria.

End of break ads in 26s

     De acordo com o técnico acionado, o sistema utilizado pela prefeitura é bastante vulnerável e o vírus que afetou o sistema pode ter entrado via e-mail ou pendrive. Aproximadamente 90% dos dados foram recuperados. Porém, arquivos de Microsoft Word e Excel seguem danificados, o que impossibilita a emissão de certidões, realização das licitações e contratos, entre outros.

     A prefeitura faria um backup (cópia de segurança) dos arquivos de forma assídua, no entanto o ataque afetou justamente no computador onde esse salvamento era realizado.

 

 

MAIS NOTÍCIAS