Economia

Após Carnaval, empresários estão otimistas com 2017

01/03/2017
Portal Adesso - Foto: Marlene Studio Fotográfico

     Apesar da crise, empresários e entidades ligadas ao setor da indústria e comércio estão confiantes com 2017 que no país inicia a partir deste 01 de março, após a folia de carnaval.

     Para o Portal Adesso, o presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa – ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, disse que ainda são muitos os desafios para superar a crise que tem deixado investidores apreensivos. Para ele, superar a alta do desemprego é fundamental para atrair novos investimentos: “Acredito que aos poucos investimentos vão retornar ao mercado e novas vagas surgirão. A queda dos juros e da inflação vão auxiliar nesta retomada da economia”, afirma Ferrari.

     Além disso, ele explica que a retomada da economia será lenta e dependerá muito da recuperação do crédito, já que o montante da dívida cresceu 21% em relação ao ano de 2015/ 2016. Porém os empresários seguem otimistas. “ Sentiremos a retomada já no segundo semestre deste ano” salienta o presidente da Associação de Carlos Barbosa.

     Já a Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos) realizou pesquisa onde mostrou que os empresários e executivos brasileiros estão mais confiantes e otimistas em relação ao cenário de instabilidade do país.

     Nos primeiros 40 dias do ano, 53% dos empresários afirmaram que já tem melhora, mesmo que pouco significativa, nos negócios. Há uma expectativa mais importante para o segundo semestre, onde quase 50% do público entendia que, pelo menos no varejo, teremos indicadores melhores.

     Ainda na pesquisa, 95% dos entrevistados disseram acreditar em um resultado comercial mais positivo em 2017 e 88% creem em um cenário de recuperação. 7% do empresariado apostam em um crescimento expressivo em relação ao ano passado. Porém, o crescimento de diferentes setores da economia não é linear. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS